Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918837
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorRECH, I.
dc.contributor.authorPIRES, C. de A.
dc.contributor.authorSILVA, R. M. O.
dc.contributor.authorPOLIDORO, J. C.
dc.contributor.authorCAMPOS, D. V. B. de
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.contributor.authorBENITES, V. de M.
dc.date.accessioned2024-05-22T13:53:11Z-
dc.date.available2024-05-22T13:53:11Z-
dc.date.created2012-03-14
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918837-
dc.descriptionAs características físicas de um composto organomineral ou orgânico são fatores limitantes na produção de fertilizantes granulados, devido ao baixo potencial ligante entre partículas e a mistura formar grânulos de baixa dureza. Com o objetivo de solucionar esse problema na produção de fertilizantes organominerais, o presente trabalho buscou avaliar o efeito da adição de zeólitas naturais e o uso de solução alcalina (KOH) pura ou adicionada de ácidos húmicos no rendimento da granulação e nas características tecnológicas de um fertilizante organomineral no processo de granulação. Para o desenvolvimento dos ensaios de granulação utilizou-se massa de 1000g de uma mistura composta por fertilizante organomineral mais os aditivos a serem estudados. Os testes foram definidos com doses de zeólita e solução alcalina a base de KOH com concentração 0,1M, 0,5M e 0,5M enriquecido com substancias húmicas. Estas soluções foram testadas a fim de substituir a solução amoniacal combinada com um mineral denominado pó de granulação comercial a base de KOH e ácidos húmicos. A adição de zeolitas naturais na mistura do fertilizante organomineral proporcionou significativo aumento na resistência dos grânulos e aumento no rendimento da granulometria comercial. Este resultado foi mais expressivo quando utilizado a solução granuladora comercial da empresa, o que pode otimizar o processo de produção deste fertilizante organomineral.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGranulação
dc.subjectFertilizantes organominerais
dc.subjectAluminossilicatos
dc.titleAvaliação da utilização de zeólitas e soluções alcalinas na granulação de fertilizantes organominerais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroTecnologia
dc.subject.thesagroFertilizante
riaa.ainfo.id918837
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-22
dc.contributor.institutionIONÁ RECH, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; CAMILA DE ALMEIDA PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; ROSANA MARIA OLIVEIRA SILVA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Avaliacao-da-utilizacao-de-zeolitas-e-solucoes-alcalinas-2011.pdf188.16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace