Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRECH, I.
dc.contributor.authorPIRES, C. de A.
dc.contributor.authorSILVA, R. M. O.
dc.contributor.authorPOLIDORO, J. C.
dc.contributor.authorCAMPOS, D. V. B. de
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.contributor.authorBENITES, V. de M.
dc.date.accessioned2024-05-22T13:53:11Z-
dc.date.available2024-05-22T13:53:11Z-
dc.date.created2012-03-14
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918837-
dc.descriptionAs características físicas de um composto organomineral ou orgânico são fatores limitantes na produção de fertilizantes granulados, devido ao baixo potencial ligante entre partículas e a mistura formar grânulos de baixa dureza. Com o objetivo de solucionar esse problema na produção de fertilizantes organominerais, o presente trabalho buscou avaliar o efeito da adição de zeólitas naturais e o uso de solução alcalina (KOH) pura ou adicionada de ácidos húmicos no rendimento da granulação e nas características tecnológicas de um fertilizante organomineral no processo de granulação. Para o desenvolvimento dos ensaios de granulação utilizou-se massa de 1000g de uma mistura composta por fertilizante organomineral mais os aditivos a serem estudados. Os testes foram definidos com doses de zeólita e solução alcalina a base de KOH com concentração 0,1M, 0,5M e 0,5M enriquecido com substancias húmicas. Estas soluções foram testadas a fim de substituir a solução amoniacal combinada com um mineral denominado pó de granulação comercial a base de KOH e ácidos húmicos. A adição de zeolitas naturais na mistura do fertilizante organomineral proporcionou significativo aumento na resistência dos grânulos e aumento no rendimento da granulometria comercial. Este resultado foi mais expressivo quando utilizado a solução granuladora comercial da empresa, o que pode otimizar o processo de produção deste fertilizante organomineral.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGranulação
dc.subjectFertilizantes organominerais
dc.subjectAluminossilicatos
dc.titleAvaliação da utilização de zeólitas e soluções alcalinas na granulação de fertilizantes organominerais.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroTecnologia
dc.subject.thesagroFertilizante
riaa.ainfo.id918837
riaa.ainfo.lastupdate2024-05-22
dc.contributor.institutionIONÁ RECH, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; CAMILA DE ALMEIDA PIRES, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; ROSANA MARIA OLIVEIRA SILVA, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO; JOSE CARLOS POLIDORO, CNPS; DAVID VILAS BOAS DE CAMPOS, CNPS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Avaliacao-da-utilizacao-de-zeolitas-e-solucoes-alcalinas-2011.pdf188,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace