Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918917
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LUZ, S. A. da
OLIVEIRA, T. K. de
Additional Information: SAMUEL ALMEIDA DA LUZ, IMAC; TADARIO KAMEL DE OLIVEIRA, CPAF-AC.
Title: Taxa de acúmulo de matéria seca e proteína bruta de Brachiaria brizantha em sistema silvipastoril com Samanea tubulosa.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Sistemas agroflorestais na paisagem florestal: desafios científicos, tecnológicos e de políticas para integrar benefícios e globais: anais. Belém, PA : SBSAF : Embrapa Amazônia Oriental: UFRA : CEPLAC : EMATER : ICRAF, 2011.
Pages: 9 p.
Language: pt_BR
Keywords: Sistema silvipastoril
Palisade signalgrass
Bordão de velho
Samanea tubulosa
Integração lavoura-pecuária-floresta
Crop-livestock-forest integration
Epitaciolândia (AC)
Acre
Amazônia Ocidental
Western Amazon
Amazonia Occidental
Acumulación de materia seca
Sistemas silvopastoriles.
Proteína cruda
Pastos forrajeros
Pastizales
Cubierta (plantas)
Description: Os sistemas silvipastoris estão sendo cada vez mais adotados em diversas regiões do país. No entanto, algumas interações entre os componentes ainda não são completamente entendidas e o uso de espécies nativas da Amazônia deve ser mais explorado. Com o objetivo de avaliar o efeito da Samanea tubulosa (Bordão-de-velho) sob a taxa de acúmulo de matéria seca (TAMS) e teor de proteína bruta (PB) da gramínea Brachiaria brizantha, implantou-se um experimento em pastagem de 20 anos de idade e com regeneração natural desta leguminosa arbórea. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado no esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas compostas de três classes de área de copa (0 m2 a 50 m2, 51 m2 a 100 m2 e acima de 100 m2), e as subparcelas quatro distâncias do ponto de coleta para o tronco das árvores (metade do raio da copa: 0,5R; raio de projeção da copa: 1R; duas vezes o raio da copa: 2R; e três vezes o raio da copa: 3R). A forragem foi coletada em quatro épocas do ano, sendo elas: épocas chuvosa, seca, e duas transições chuva/seca e seca/chuva. Verificou-se que em todas as épocas houve maior TAMS sob a copa das árvores. A porcentagem de PB na forragem apresentou os maiores valores sob a copa das árvores no período da chuva e nas transições chuva-seca e seca-chuva, com tendência a diminuir com aumento da distância da árvore. A influência do bordão-de-velho na forragem de Brachiaria brizantha tem efeito positivo mais intenso sob a copa das árvores.
Thesagro: Pastagem
Gramínea forrageira
Capim Brachiaria
Brachiaria brizantha
Matéria seca
Proteína bruta
NAL Thesaurus: Silvopastoral systems
Pastures
Forage grasses
Urochloa brizantha
Samanea
Dry matter accumulation
Crude protein
Canopy.
Data Created: 2012-03-15
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24163.PDF140,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace