Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919047
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio Ambiente - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SIQUEIRA, D. M.
SAWAZAKI, H. E.
GONÇALVES, C. R. N. C. B.
SA, L. A. N. de
POLEZ, V. L. P.
VEIGA, R. F. de A.
Additional Information: DÉBORAH M. SIQUEIRA, UNISAL; HAIKO ENOK SAWAZAKI, IAC; CASSIARA REGINA N. CORREA BUENO GONÇALVES, CTC; LUIZ ALEXANDRE NOGUEIRA DE SA, CNPMA; VERA LUCIA PERUSSI POLEZ, CENARGEN; RENATO FERRAZ DE ARRUDA VEIGA, IAC.
Title: Validação de marcadores moleculares ligados a genes de resistência da ferrugem marrom para a ferrugem laranja da cana-de-açúcar.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 5., 2011, Campinas. Anais... Campinas: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2011. 1 CD ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Furrugem marrom
Cana-de-açúcar.
Description: RESUMO: Atualmente, a ferrugem alaranjada é a mais nova doença na cultura de cana-de-açúcar, causada pelo basidiomiceto Puccinia kuehnii. Nas regiões onde ocorre esse tipo de ferrugem, o controle é feito basicamente com o plantio de cultivares resistentes, porque o uso de fungicidas não é considerado prático e nem econômico. Além da ferrugem alaranjada, a ferrugem marrom causada pela Puccinia melanocephala é também encontrada no Brasil. A literatura já relatou vários marcadores relacionado ao gene principal de resistência a ferrugem marrom denominado Bru1 e o relato da ação de resistência deste gene a diversos isolados de fungo. Tendo-se em vista que a etiologia e sintomas da ferrugem marrom e ferrugem alaranjada são semelhantes, o objetivo deste trabalho foi validar alguns marcadores ligados ao gene de resistência a ferrugem marrom Bru1, para resistência a ferrugem alaranjada, através de triagem de variedades resistentes e susceptíveis por análises de PCR. Os resultados de análises de PCR, em 30 variedades de cana-de-açúcar, com dezoito pares de iniciadores relacionados ao gene de resistência à ferrugem marrom e 70 interações entre iniciadores localizados quase no mesmo sítio genômico, mostraram que apesar de algumas variações observadas entre variedades susceptíveis e resistentes, em algumas interações, o resultado não foi consistente para todas as variedades consideradas resistentes ou suscetíveis.
Thesagro: Ferrugem alaranjada
Marcador molecular.
NAL Thesaurus: Rust diseases
Sugarcane
Puccinia kuehnii
Genetic markers
Data Created: 2012-03-15
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMA)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace