Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919217
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorMARTINS, V. M.
dc.contributor.authorVIDAL TORRADO, P.
dc.contributor.authorCOELHO, M. R.
dc.contributor.authorSOUZA, C. R. G. de
dc.date.accessioned2025-09-03T19:48:24Z-
dc.date.available2025-09-03T19:48:24Z-
dc.date.created2012-03-16
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS DO QUATERNÁRIO, 13., 2011, Armação dos Búzios. Anais [...]. São Paulo: Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919217-
dc.descriptionO interesse em estudar a organização e evolução dos solos nos terraços marinhos costeiros direcionou os objetivos deste trabalho. Dados sobre a cronologia, a topografia e as formas do relevo foram necessários para o entendimento da organização dos solos nos diferentes compartimentos marinhos da planície costeira. Fotointerpretação, levantamentos topográficos e pedológicos, análises físico-químicas e geocronológicas (14C, TL e LOE) dos solos, índice ZTR dos constituintes, etc. deram sustentação aos resultados. Os depósitos marinhos quaternários estão representados por três principais níveis de terraços: a) terraço marinho holocênico (Tmh); b) Terraço marinho pleistocênico alto e c) Terraço marinho pleistocênico baixo (Tmpb). As classes dos Espodossolos e dos Neossolos Quartzarênicos dominam os terraços marinhos, independentemente da cronologia dos depósitos. A dinâmica espacial dessas classes de solos pode ser sintetizada da seguinte maneira: nos setores dissecados e bem drenados dos remanescentes de terraços marinhos pleistocênicos, a influência das condições de relevo e da circulação hídrica na pedogênese se reflete na evolução dos Espodossolos para Neossolos Quartzarênicos a partir do desmantelamento dos horizontes Bh, dentro da seção de controle. Nos terraços marinhos holocênicos os Neossolos Quartzarênicos se desenvolvem e evoluem para os Espodossolos. As oscilações sazonais do lençol d?água nos depósitos marinhos comandam na dinâmica evolutiva e a distribuição espacial dos Espodossolos e Neossolos Quartzarênicos.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectTerraços marinhos
dc.subjectBertioga
dc.subjectQuaternário
dc.subjectEspodossolo
dc.subjectSolos
dc.titleEvolução dos solos nos terraços marinhos da planície costeira de Bertioga-SP.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGeomorfologia
dc.subject.thesagroRestinga
riaa.ainfo.id919217
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-03
dc.contributor.institutionVANDA MOREIRA MARTINS, UNIOESTE; PABLO VIDAL TORRADO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; MAURICIO RIZZATO COELHO, CNPS; CÉLIA REGINA DE GOUVEIA SOUZA, IG/SMA-SP.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ResumoExpandidoVandaMoreiraMartinsabequa20112.pdf33,55 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace