Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919220
Título: Avaliação dos atributos físicos e químicos de um Argisolo Vermelho sob pastagens e capoeira.
Autoria: ROCHA JUNIOR, P. R. da
DONAGEMMA, G. K.
ANDRADE, F. V.
PASSOS, R. R.
SYLVIO, A.
Afiliação: PAULO ROBERTO DA ROCHA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; GUILHERME KANGUSSU DONAGEMMA, CNPS; FELIPE VAZ ANDRADE, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; RENATO RIBEIRO PASSOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO; ALEXANDRE SYLVIO, UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Conteúdo: As atividades antrópicas resultam em geral em perturbações e redução da sustentabilidade da exploração agrícola. Estima-se que no Brasil há mais de 200 milhões de ha degradados. Ações como métodos agropecuários inadequados resultam em impacto direto sobre a fertilidade do solo acarretando em posterior degradação dos solos. A compreensão e a quantificação dos impactos nos atributos físicos e químicos dos solos são de fundamental importância para a conservação e manutenção da produtividade das áreas agrícolas. Diante do exposto este trabalho teve como objetivo avaliar os atributos de um Argissolo Vermelho sob duas pastagens em estádio inicial de degradação e uma área de capoeira com seis anos em regeneração. Foram determinados os teores de carbono orgânico total, delta pH, estabilidade de agregados e posterior calculo do diâmetro médio geométrico e diâmetro médio ponderado. Os valores de delta pH para as áreas em estudo mostraram que ambas as áreas apresentaram cargas liquidas negativas, e não apresentaram diferença estatística na camada superficial, os valores de DMP e DMG foram estatisticamente iguais nas camadas superficiais, entretanto os valores de carbono orgânico total indicaram uma tendência a um estádio inicial de degradação dos solos na área de pasto1, podendo este fato estar relacionado com as atividades antrópicas nesta área. Dentre as análises realizadas o carbono orgânico total mostrou-se mais sensível as alterações no solo indicando um estádio inicial de degradação na área de Pasto 1.
Thesagro: Capoeira
Palavras-chave: Argissolo vermelho
Degradação de pastagens
Carbono orgânico total
Estabilidade de agregados
Notas: Título: Argisolo [i.e. Argissolo].
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
A-avaliacao-dos-atributos-fisicos-e-quimicos-de-um-argissolo-vermelho-sob-pastagens-e-capoeira.PDF279,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace