Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919420
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorMIGUEL, P. S. B.
dc.contributor.authorROCHA, W. S. D. da
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorGOMES, F. T.
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. V. de
dc.date.accessioned2024-02-06T13:33:31Z-
dc.date.available2024-02-06T13:33:31Z-
dc.date.created2012-03-19
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationRevista de Ciências Agrárias, v. 34, n. 1, p. 154-162, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919420-
dc.descriptionA seleção de gramíneas forrageiras tolerantes ao alumínio tóxico, abundante em solos ácidos, é etapa indispensável em programas de melhoramento que procuram identificar materiais mais adaptados a essas condições de estresse abiótico. Visando aumentar a eficiência das avaliações realizadas em solução nutritiva, foi realizado um experimento em casa de vegetação para avaliar os efeitos de doses crescentes de alumínio e o valor de pH da solução nutritiva no desenvolvimento de genótipos de Brachiaria ruziziensis. Dois tratamentos, com avaliações de pH, foram estudados. Em um deles, o pH da solução nutritiva era corrigido diariamente e mantido em 4,5 ± 0,1 (na primeira semana) e em 4,5 ± 0,1 (no início da segunda semana até o final do experimento) e um outro tratamento sem controle de pH. As concentrações de alumínio utilizadas foram: 0, 15, 30, 45 e 60 mg/L. Foram avaliados: a produção de matéria seca da parte aérea e das raízes (MSPA e MSR), o incremento no crescimento da parte aérea e das raízes (IPA e IR), expresso pela diferença entre o crescimento final e o inicial, razões entre MS e MV da parte aérea (MS/MV – PA) e das raízes (MS/MV - R) e o número de perfilhos (NP). Oaumento na concentração de alumínio em solução nutritiva não afetou o crescimento das raízes (IR), nem a sua matéria seca (MSR), a razão entre a matéria seca e a massa verde da raiz (MS/MV – R) e o número de perfilhos. De modo geral, o controle do pH da solução nutritiva não influenciou a seleção de genótipos de B. ruziziensisquanto à tolerância ao alumínio, proporcionando os menores valores para as características incremento no crescimento das raízes (IR) e razão entre a matéria seca e a massa verde da parte aérea (MS/MV – PA), enquanto as demais características avaliadas apresentaram os maiores valores nos tratamentos sem a correção e manutenção do valor de pH da solução nutritiva.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectBraquiária
dc.subjectProdução de forragem
dc.subjectTolerância ao alumínio
dc.titleSeleção de genótipos de Brachiaria ruziziensis quanto à tolerância ao alumínio em solução nutritiva. I. Resposta a diferentes concentrações de alumínio e valores de ph em solução nutritiva.
dc.typeArtigo de periódico
dc.subject.thesagroAcidez
riaa.ainfo.id919420
riaa.ainfo.lastupdate2024-02-05
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.19084/rca.15923
dc.contributor.institutionCARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; PAULO SÉRGIO BALBINO MIGUEL, UFV; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; FERNANDO TEIXEIRA GOMES, CES-JF; ANDRÉ VICENTE DE OLIVEIRA, CES-JF.
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Selecao-de-genotipos-I.pdf8,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace