Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919790
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorAUCCAISE, R.
dc.contributor.authorBALIEIRO, F. de C.
dc.contributor.authorNOVOTNY, E. H.
dc.date.accessioned2024-04-26T12:52:19Z-
dc.date.available2024-04-26T12:52:19Z-
dc.date.created2012-03-21
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS, 9., 2011, Aracaju. Matéria orgânica natural e substâncias húmicas: dos avanços das técnicas de caracterização ao sequestro de C. [Aracaju: UFS: IHSS, 2011]. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919790-
dc.descriptionO uso de fertilizante fosfatado (superfosfato simples) na vermicompostagem de aparas de grama inibiu o desenvolvimento das minhocas, sendo que a adição de carvão vegetal às misturas minimizou esse efeito deletério. As espécies de fósforo detectadas por RMN nos diferentes vermicompostos diferiu significativamente, sendo que naquelas que receberam fertilizante fosfatado a concentração do anion pirofosfato foi consideravelmente maior do que nas demais, onde prevalecia fosfatos na forma orgânica ou como fosfato monoamônico. Essa conversão do superfosfato simples em pirofosfato poderia explicar a acidificação e salinização do composto e vermicomposto que receberam esse fertilizante, causando a inibição do desenvolvimento das minhocas. O uso de carvão vegetal diminui a formação de pirofosfato aos níveis observados para os tratamentos sem fertilizante fosfatado.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectVermicompostagem
dc.subjectRessonância magnética nuclear
dc.subject31P CPMAS
dc.titleEspectroscopia de 31P-RMN de vermicomposto de aparas de grama.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroFertilizante Fosfatado
riaa.ainfo.id919790
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-26
dc.contributor.institutionRUBEN AUCCAISE, CENTRO BRASILEIRO DE PESQUISAS FÍSICAS; FABIANO DE CARVALHO BALIEIRO, CNPS; ETELVINO HENRIQUE NOVOTNY, CNPS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Espectroscopia-de-31P-RMN-de-vermicomposto-2011.pdf358.15 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace