Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAGUIAR, N. de O.
dc.contributor.authorNOVOTNY, E. H.
dc.contributor.authorCANELLAS, L. P.
dc.date.accessioned2024-04-26T13:53:06Z-
dc.date.available2024-04-26T13:53:06Z-
dc.date.created2012-03-21
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: ENCONTRO BRASILEIRO DE SUBSTÂNCIAS HÚMICAS, 9., 2011, Aracaju. Matéria orgânica natural e substâncias húmicas: dos avanços das técnicas de caracterização ao sequestro de C. [Aracaju: UFS: IHSS, 2011]. 1 CD-ROM.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919791-
dc.descriptionA matéria orgânica do solo de Terras Pretas de Índios servem de modelo para a síntese de condicionadores de solo que sequestrem carbono numa forma recalcitrante e útil. Materiais carbonizados, como o carvão vegetal, apresentam grupos aromáticos condensados, que garantem sua recalcitrância no solo (estimativas da sua meia-vida variam de séculos a milênios), sendo assim um eficiente material para o sequestro de carbono. Entretanto, diferentemente da MOS encontrada nas Terras Pretas de Índios esses materiais não apresentam os grupos funcionais carboxílicos que são importantes para sua reatividade e contribuição para a capacidade do solo em reter nutrientes. Visando obter materiais que mimetizam essa matéria orgânica, efetuou-se a funcionalização química de carvões e procedeu-se a análise da bioatividade das suas frações: hidrofílica (HI aquela excluída pela resina XAD-7); ácidos fúlvicos (AF) e; húmicos (AH). A bioatividade foi testada com plântulas de tomate (emergência de raízes laterais) e mutantes de tomateiro variedade Micro-Tom DR5::GUS. O método proposto visando à funcionalização química do carvão mostrou- se eficiente na inserção de grupos ácidos à estrutura aromática dos carvões. O efeito da funcionalização foi demonstrado na atividade dos AF e AH sobre a indução de raízes laterais em plântulas de tomate. Acredita-se que a bioatividade dos AF e AH também esteja ligada a compostos bioativos, como auxinas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCarvão funcionalizado
dc.subjectPlantas biomarcadoras
dc.titleBioatividade de ácidos húmicos e fúlvicos obtidos a partir de carvão quimicamente funcionalizado.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
riaa.ainfo.id919791
riaa.ainfo.lastupdate2024-04-26
dc.contributor.institutionNATÁLIA DE OLIVEIRA AGUIAR, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; ETELVINO HENRIQUE NOVOTNY, CNPS; LUCIANO PASQUALOTO CANELLAS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bioatividade-de-acidos-humicos-e-fulvicos-2011.pdf793.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace