Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921222
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANT'ANA, J. A. DO V.
COELHO, E. F.
FARIA, M. A. DE
CONCEIÇÃO, B. S.
COTRIM, C. E.
Additional Information: JOSÉ ANTONIO DO V. SANT'ANA, CAPES/UFLA; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; MANOEL A. DE FARIA, UFLA; BEATRIZ S. CONCEIÇÃO, UFRB; CARLOS E. COTRIM, IF-Baiano.
Title: Distribuição de umidade e extração total de água no solo cultivado com bananeira sob diferentes sistemas de irrigação.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 40., 2011. Cuiabá. Geração de tecnologias inovadoras e o desenvolvimento do cerrado brasileiro: anais. Cuiabá: SBEA, 2011. 1 CD-ROM. CONBEA 2011.
Language: pt_BR
Keywords: TDR.
Description: A bananeira é uma planta com alta exigência hídrica, sendo que a aplicação de água em excesso ou em deficiência pode levar a prejuízos econômicos relevantes como carreamento de nutrientes para zonas do solo não exploradas pelas raízes, e sua ausência nos períodos críticos pode provocar redução na produtividade. O objetivo foi avaliar a distribuição de umidade, bem como avaliar a extração total de água no perfil do solo cultivado com bananeira, sob diferentes sistemas de irrigação na região semiárida da Bahia. A bananeira foi plantada em fileiras simples no espaçamento de 3,0 m x 2,5 m. Os tratamentos consistiram no uso de três sistemas de irrigação (gotejamento, microaspersão e aspersão convencional), monitorados com uso do equipamento TDR (Reflectometria no Domínio do Tempo), instaladas em diversos pontos no perfil do solo, limitadas pelas distâncias de 0,8 m do pseudocaule da planta e 0,8 m abaixo da superfície do solo. A análise de regressão dos dados indica que na profundidade até 0,4 m da superfície do solo, as variações na extração de água podem ser explicadas pelas variações da disponibilidade de água no plano avaliado. As extrações de água total ocorreram com maior intensidade nos primeiros 0,4 m abaixo da superfície do solo.
Thesagro: Banana.
Data Created: 2012-03-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Distribuicaodejoseantoniodovsantana.pdf203,75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace