Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921430
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PIPOLO, A. E.
ARIAS, C. A. A.
GOMIDE, F. B.
CARNEIRO, G. E. de S.
KASTER, M.
OLIVEIRA, M. F.
MIRANDA, L. C.
DIAS, W. P.
SOARES, R. M.
PETEK, M. R.
LIMA, D.
ALMEIDA, A. M. R.
BROGIN, R. L.
CARRÃO-PANIZZI, M. C.
MOREIRA, J. U. V.
ABDELNOOR, R. V.
Additional Information: ANTONIO EDUARDO PIPOLO, CNPSO; CARLOS ALBERTO ARRABAL ARIAS, CNPSO; FERNANDO B. GOMIDE, Fundação Meridional; GERALDO ESTEVAM DE SOUZA CARNEIRO, CNPSO; MILTON KASTER, CNPSO; MARCELO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPSO; LUIZ CARLOS MIRANDA, SNTEEN Londrina; WALDIR PEREIRA DIAS, CNPSO; RAFAEL MOREIRA SOARES, CNPSO; MARCOS RAFAEL PETEK, SNTEEN Londrina; DIVANIA DE LIMA, CNPSO; ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO; RODRIGO LUIS BROGIN, CNPSO; MERCEDES CONCORDIA CARRAO PANIZZI, CNPT; JOSE UBIRAJARA VIEIRA MOREIRA, CNPSO; RICARDO VILELA ABDELNOOR, CNPSO.
Title: BRS 316RR: nova cultivar de soja.
Publisher: REUNIÃO DE PESQUISA DE SOJA DA REGIÃO SUL, 38., Cruz Alta. Estratégias para altos rendimentos em soja e semeadura antecipada e cultivares precoces: tendências, riscos e vantagens: atas e resumos. Cruz Alta: FUNDACEP FECOTRIGO, 2010. p. 23-24. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético
Description: A cultivar BRS 316RR apresenta tolerância ao herbicida glifosato, resistência aos nematóides de galhas e ampla adaptação, sendo indicada para o cultivo em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul de Mato Grosso do Sul. Foi desenvolvida pela Embrapa Soja em parceria com a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa Agropecuária. Foi testada nas safras 2006/07 a 2008/09; os ensaios foram instalados em blocos casualizados, com quatro repetições. Cada parcela foi constituída de quatro fileiras de 5 m de comprimento, espaçadas de 0,5 m, com área útil de 4 m2. A densidade de semeadura foi de 15 sementes aptas/m.A BRS 316RR apresenta crescimento determinado e pertence ao grupo de maturidade 6.5. Possui pubescência marrom clara, flor branca e vagem marrom média. A semente é de cor amarela, hilo preto, reação negativa à peroxidase e 15,4 g por 100 sementes. Apresenta resistência a pústula bacteriana, mancha olho-de-rã?, cancro da haste, podridão radicular de fitóftora, podridão parda da haste, mosaico comum e ao nematóide Meloidogyne javanica. É moderadamente resistente ao oídio, ao vírus da necrose da haste e ao nematóide M. incognita.Na análise conjunta de cinco ambientes em Santa Catarina, 21 no Paraná, oito em São Paulo e seis na região sul de Mato Grosso do Sul, a cultivar BRS 316RR apresentou produtividade entre 3.050 kg/ha e 3.781 kg/ha, sendo superior à CD 214RR em até 9% e inferior à BRS 255RR em até 4%. Salientam-se ainda, nesta nova cultivar, a resistência à podridão radicular de fitóftora e aos nematóides formadores de galhas, de alto interesse para o norte do Paraná e São Paulo. A semeadura deve ser feita a partir de 20 de outubro, com densidade de 10 a 16 sementes aptas por metro, de acordo com a época de semeadura, a fertilidade do solo e a altitude da região.
Data Created: 2012-04-03
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
brs316rr.rpsrsul2010.pdf17,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace