Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921444
Título: BRS Estância RR, cultivar de soja precoce indicada para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Autoria: BERTAGNOLLI, P. F.
COSTAMILAN, L. M.
EICHELBERGER, L.
ACOSTA, A. da S.
PEREIRA, F. T. P.
RODRIGUES, O.
OLIVEIRA, M. F. de
ARIAS, C. A. A.
KASTER, M.
CARNEIRO, G. E. de S.
MOREIRA, J. U. V.
ALMEIDA, A. M. R.
DIAS, W. P.
SOARES, R. M.
PIPOLO, A. E.
Afiliação: PAULO FERNANDO BERTAGNOLLI, CNPT; LEILA MARIA COSTAMILAN, CNPT; LUIZ EICHELBERGER, CNPT; ADAO DA SILVA ACOSTA, CNPT; F. T. F. PEREIRA, CNPT; OSMAR RODRIGUES, CNPT; MARCELO FERNANDES DE OLIVEIRA, CNPSO; CARLOS ALBERTO ARRABAL ARIAS, CNPSO; MILTON KASTER, CNPSO; GERALDO ESTEVAM DE SOUZA CARNEIRO, CNPSO; JOSE UBIRAJARA VIEIRA MOREIRA, CNPSO; ALVARO MANUEL RODRIGUES ALMEIDA, CNPSO; WALDIR PEREIRA DIAS, CNPSO; RAFAEL MOREIRA SOARES, CNPSO; ANTONIO EDUARDO PIPOLO, CNPSO.
Ano de publicação: 2010
Referência: In: REUNIÃO DE PESQUISA DE SOJA DA REGIÃO SUL, 38., Cruz Alta. Estratégias para altos rendimentos em soja e semeadura antecipada e cultivares precoces: tendências, riscos e vantagens: atas e resumos. Cruz Alta: FUNDACEP FECOTRIGO, 2010. p. 28. 1 CD-ROM.
Conteúdo: A cultivar de soja BRS Estância RR apresenta tolerância ao herbicida glifosato, ampla adaptação, ótima sanidade e precocidade. É indicada para cultivo nos estados do Rio Grande do Sul e Santa está classificada como cultivar de ciclo precoce, pertencente ao grupo de maturidade 6.1. Possui cor de pubescência marrom e flor branca. Possui semente de forma esférica, com tegumento de cor amarela, intensidade média de brilho e hilo preto. A reação à peroxidase é negativa e o peso médio de 100 sementes é de 17,7 g. O conteúdo médio de óleo e de proteína é de 22,2% e 38,2%, respectivamente. É resistente ao acamamento e à debulha. A campo, é resistente ao cancro da haste (Diaporthe phaseolorum var. meridionalis), à mancha olho-de-rã (Cercospora sojina), à pústula bacteriana (Xanthomonas axonopodis pv. glycines) e à podridão radicular de fitóftora (Phytophthora sojae) e é moderadamente resistente à podridão parda da haste (Cadophora gregata) e moderadamente suscetível ao oídio (Erysiphe diffusa). Em relação aos nematóides de galhas (Meloidogyne javanica e M. incognita), à ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) e ao nematóide de cisto (Heterodera glycines), comporta-se como suscetível. Na análise conjunta de 16 ambientes em três anos, a cultivar BRS Estância RR apresentou produtividade média de 3.109 kg/ha no Rio Grande do Sul, enquanto que a média dos padrões foi de 3.063 kg/ha. Em Santa Catarina, em três ambientes, apresentou produtividade média de 3.237 kg/ha, enquanto que a média dos padrões foi de 3.026 kg/ha.
Palavras-chave: Melhoramento genético
Tipo do material: Resumo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estancia.rpsrsul2010.pdf14,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace