Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921834
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUSA, E. P. da S.
SILVA, P. H. S. da
PÁDUA, L. E. de M.
BARRETO, A. L. H.
Additional Information: ELIZANGELA PEREIRA DA SILVA SOUSA, UFPI; PAULO HENRIQUE SOARES DA SILVA, CPAMN; LUIZ EVALDO DE MOURA PÁDUA, UFPI; ANA LUCIA HORTA BARRETO, CPAMN.
Title: Toxicidade do óleo essencial de Piper tuberculatum Jacq. em ninfas de segundo ínstar do percevejo-vermelho-do-caupi Crinocerus sanctus (Fabr.) (Hemiptera; Coreidea).
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS NATURAIS, 5., 2011, Jaguariúna. [Anais...] Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Bioinseticida.
Description: Plantas da família Piperaceae são conhecidas por conter em sua composição substâncias com propriedades inseticidas como a piperina, amidas análogas a piperina, fenilpropanoides safrol, dilapiol e sarisan, dentre outras. O gênero Piper se destaca dentro da família por conter espécies que apresentam metabólitos secundários, como lignanas e amidas, usados na defesa contra a herbivoria. Por ser uma Piperácea de ampla distribuição no Piauí e visando à necessidade de controle do percevejo-vermelho-do-caupi, Crinocerus sanctus, essa pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a toxicidade do óleo essencial de Piper tuberculatum sobre ninfas de segundo ínstar desse inseto-praga. Utilizando-se como solvente acetona e a mesma substância como controle), os papéis-filtro foram umedecidos com solução preparada (óleo essencial + acetona) nas concentrações estabelecidas: 0; 2%; 4%, 6%; 8% e 10%. Após total volatilização da acetona, os papéis-filtro foram colocados em placa de Petri de 6 cm de diâmetro com um pedaço de vagem verde de feijão-caupi de 2 cm impregnada com mesma solução para alimentação das ninfas. Em seguida foram colocadas as cinco ninfas de segundo ínstar do percevejo por placa. Então, avaliou-se o efeito da ação por contato com superfície contaminada (papel-filtro) (CL50) com diferentes concentrações do óleo essencial, por meio da mortalidade do inseto. O registro de mortalidade foi efetuado 24 horas após a aplicação. O óleo essencial de P. tuberculatum apresentou efeito tóxico para ninfas de segundo ínstar do C. sanctus, considerando-se a CL50= 0,01mL da solução/cm2, após 24 horas de exposição. A mortalidade dos insetos alcançou praticamente 100% na concentração de 4% da solução. O óleo essencial de P. tuberculatum apresenta efeito inseticida e fisiológico para as ninfas de segundo ínstar de C. sanctus em todas as concentrações avaliadas.
Thesagro: Piperaceae
Vigna Unguiculata.
Data Created: 2012-04-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
66Toxicidade.pdf90,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace