Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922025
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorCALSAVARA, L. H. F.
dc.contributor.authorMULLER, M. D.
dc.contributor.authorBRIGHENTI, A. M.
dc.contributor.authorMARTINS, C. E.
dc.contributor.authorSOUZA SOBRINHO, F. de
dc.contributor.authorROCHA, W. S. D. da
dc.date.accessioned2025-09-02T18:57:37Z-
dc.date.available2025-09-02T18:57:37Z-
dc.date.created2012-04-11
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Sistemas agroflorestais na paisagem florestal: desafios científicos, tecnológicos e de políticas para integrar benefícios e globais: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922025-
dc.descriptionA definição de materiais genéticos de melhor desempenho para uso em sistemas de lavoura-pecuária-floresta (iLPF) é de fundamental importância para o sucesso produtivo do sistema. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de três clones de eucalipto, estabelecidos em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, na região do Campo das Vertentes (centro-sul de Minas Gerais). O experimento foi instalado em novembro de 2009 em uma área de 4,0 hectares, utilizando-se o delineamento experimental inteiramente casualizado com três tratamentos e nove repetições. Foram avaliados os clones VE 06, VE 01 e GG 157 do híbrido de Eucalyptus grandis x Eucalyptus urophylla (urograndis), cujas medições foram realizadas aos 18 meses de idade. As unidades experimentais foram compostas por seis árvores úteis, em que foram tomadas medidas de altura total (H) e diâmetro à altura do peito (DAP). Foram estimados o volume por planta (considerando um fator de forma de 0,33) e a área basal (AB). Os dados foram submetidos à análise de variância pelo teste F, e as médias, comparadas pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade. O clone VE06 apresentou os maiores valores para todas as variáveis estudadas, seguido pelo clone GG 157. Para as variáveis DAP, área basal e volume individual não houve diferença significativa entre VE06 e GG 157. Por outro lado, para a variável altura total houve diferença significativa entre os três materiais.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectÁreas degradadas
dc.titleDesempenho inicial de três clones de eucalipto estabelecidos em sistema de integração lavoura, pecuária e floresta.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAgrossilvicultura
dc.subject.thesagroProdução Florestal
riaa.ainfo.id922025
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-02
dc.contributor.institutionLEONARDO H. F. CALSAVARA, EMATER-MG; MARCELO DIAS MULLER, CNPGL; ALEXANDRE MAGNO B DOS SANTOS, CNPGL; CARLOS EUGENIO MARTINS, CNPGL; FAUSTO DE SOUZA SOBRINHO, CNPGL; WADSON SEBASTIAO DUARTE DA ROCHA, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Desempenho-inicial-de-tres-clones-de-eucalipto.pdf164.97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace