Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922263
Título: Características morfogênicas e estruturais de perfilhos aéreos de clones de capim-elefante manejados sob pastejo de lotação rotacionada.
Autoria: MADEIRO, A. S.
PACIULLO, D. S. C.
MORENZ, M. J. F.
FRANÇA, A. B.
GOMIDE, C. A. de M.
LEDO, F. J. da S.
Afiliação: AFRANIO SILVA MADEIRO, UFRRJ; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; MIRTON JOSE FROTA MORENZ, CNPGL; ALMIRA BIAZON FRANÇA, UFRRJ; CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; FRANCISCO JOSE DA SILVA LEDO, CNPGL.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém, PA. O desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011.
Conteúdo: Objetivou-se com o presente trabalho descrever e avaliar as características morfogênicas e estruturais de perfilhos aéreos de clones de capim-elefante manejados sob lotação rotacionada. Foram avaliados dois clones de porte baixo (CNPGL 00-1-3 e CNPGL 92-198-7) em delineamento inteiramente casualizado com três repetições em esquema de parcelas subdivididas, onde os clones constituíram a parcela inteira e os ciclos de pastejo a parcela subdividida. As taxas de aparecimento e alongamento foliar de perfilhos aéreos foram maiores para o clone CNPGL 00-1-3 em comparação ao clone CNPGL 92-198-7. Os clones avaliados demonstraram reduzidas taxas de alongamento de caule, assim contribuindo para aumentar a relação lâmina/colmo. Os valores das características morfogênicas e estruturais decresceram com ciclo de pastejo, o que está relacionado às diminuições nos índices de temperatura e precipitação, comum na região em que o estudo foi realizado.
Thesagro: Pennisetum Purpureum
Palavras-chave: Genotipos
Taxa de aparecimento de folhas
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracteristicas-morfogenicas-e-estruturais-de-perfilhos-aereos.pdf76,87 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace