Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922443
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: ALMEIDA, G. R. R.
CARVALHO, C. H. S. de
GUIMARÃES, R. J.
TEIXEIRA, J. B.
PADILHA, L.
Additional Information: GUSTAVO RENNÓ REIS ALMEIDA, MINASUL; CARLOS HENRIQUE S DE CARVALHO, SAPC; RUBENS JOSÉ GUIMARÃES, UFLA; JOAO BATISTA TEIXEIRA, CENARGEN; LILIAN PADILHA, SAPC.
Title: Comportamento de cafeeiros propagados por embriogênese somática e por sementes em diferentes níveis de água no solo.
Publisher: In: Coffee Science, Lavras, v. 6, n.2, p. 114-119, maio/ago. 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Crescimento vegetativo.
Description: A propagação vegetativa do cafeeiro via embriogênese somática (ES) é uma ferramenta bastante útil em programas de melhoramento genético e para a produção de mudas clonais em larga escala. Essa técnica permite a multiplicação de híbridos e de genótipos segregantes, de alto valor agronômico e possibilita reduzir, consideravelmente, o tempo necessário para o lançamento de novas cultivares. Todavia, há poucas informações sobre o comportamento de plantas obtidas por ES sob condições de baixa disponibilidade de água no solo. Nesse contexto, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes níveis de água no solo em cafeeiros propagados via embriogênese somática, em comparação com cafeeiros propagados por sementes. Instalou-se um ensaio, em casa de vegetação, em esquema fatorial 4x2, sendo quatro níveis de água disponível no solo e dois métodos de propagação (embriogênese somática e semente), utilizando-se mudas de seis meses de idade de café arábica (Coffea arabica L.) da cultivar Catuaí Vermelho IAC 44. Foram avaliados a massa seca das folhas, do caule e das raízes, a área foliar, a altura, o diâmetro do caule, o comprimento radicular e o número de nós do ramo ortotrópico. Concluiu-se que plantas propagadas por embriogênese somática apresentam desenvolvimento semelhante ao de plantas obtidas por sementes em diferentes condições de disponibilidade de água no solo.
Thesagro: Coffea Arábica
Café
Propagação Vegetativa
Sistema Radicular.
Data Created: 2012-04-16
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comportamentodecafeeirospropagados.pdf61,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace