Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922502
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MONTEIRO, E. M. M.
LOURENÇO JUNIOR, J. de B.
BRASIL, E. C.
ASSUNÇÃO, E. A.
OLIVEIRA, C. do S. B. de
Additional Information: Edwana Mara Moreira Monteiro, UFRA; José de Brito Lourenço Júnior, UEPA; EDILSON CARVALHO BRASIL, CPATU; Edwin Almeida Assunção, GRADUAÇÃO UFRA; Cristiane do Socorro Barros de Oliveira, UFPA.
Title: Influência da aplicação de resíduo da siderurgia sobre teores de matéria seca, matéria orgânica e proteína bruta do Panicum maximum CV. Mombaça.
Publisher: In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 4., 2012, Belém, PA. Agricultura familiar: mecanismos de desenvolvimento no cenário amazônico: anais. Belém, PA: UFRA, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Adubação orgânica.
Description: Este trabalho foi conduzido em campo, com o objetivo de avaliar os teores de matéria seca - MS, matéria orgânica - MO e proteína bruta - PB da gramínea mombaça (Panicum maximum), adubada com resíduos orgânicos oriundos da criação avícola e da indústria siderúrgica (cama de aviário - CA e pó de balão - PDB). O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com parcelas subdivididas no tempo, em esquema fatorial 6x4, com 24 tratamentos e três repetições, com 72 subparcelas. Os fatores estudados foram: a combinação de seis resíduos orgânicos (Pó de balão - PDB5, PDB10, PDB20, Cama de aviário - CA2, CA4 e CA8 t.ha-1) com quatro doses de fósforo (0, 150, 300 e 450 kg.ha-1), na forma de fósforo natural reativo de ARAD e quatro períodos de avaliação (1º, 2º, 3º e 4º). Em cada período de avaliação, a planta coletada foi dividida em duas partes (caule e folha). O teor de matéria seca na forragem apresentou média de 35,43% e 34, 40%, respectivamente, para caule e folha. O pó de balão favoreceu maior percentagem de MO, em relação à cama de aviário, observando-se valores médios de 94,03% e 93,72%, respectivamente. O menor teor de PB foi observado no primeiro período de avaliação. Os resultados mostraram que os resíduos orgânicos (cama de aviário e pó de balão) nas doses que foram utilizadas podem substituir a adubação mineral
Thesagro: Forragem
Valor Nutritivo.
Data Created: 2012-04-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InfluenciaAplicacaoResiduo.pdf310,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace