Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, M. H. S. DE
dc.contributor.authorOLIVEIRA, B. e L. C.
dc.contributor.authorMULLER, M. D.
dc.date.accessioned2025-06-11T14:56:40Z-
dc.date.available2025-06-11T14:56:40Z-
dc.date.created2012-04-24
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 8., 2011, Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922869-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento vegetativo de pinhão manso em diferentes espaçamentos e tipos de consórcios. O Plantio foi realizado no Campo Experimental Jose Henrique Bruschi, pertencente à Embrapa Gado de Leite, em uma área de 2,4 ha pastagem de Brachiaria decumbens. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas sub-subdivididas, com 4 repetições para a coleta da área foliar, considerando a planta como parcela; e 3 repetições para os demais descritores agronômicos, sendo a parcela representada por 3 diferentes espaçamentos (6x3 m (correspondente a 555 plantas/ha); 8x(2x2) m (1.000 pl/ ha); 6x1,5m (1.111 pl/ha) e a subparcela representada por dois tipos de consórcio (integração lavoura-pecuáriapinhão manso e integração pecuária pinhão manso). Foram coletados valores dos descritores agronômicos como altura, diâmetro de copa e área foliar do pinhão manso. As medições de altura e diâmetro de copa foram feitas com uma régua telescópica de 450 centímetros, e a medição da área foliar foi feita por meio da contagem. Foram feitas 8 coletas entre os meses de novembro de 2010 e junho de 2011. Após a análise estatística concluída, observou-se que a altura do pinhão manso não apresentou diferença significativa quanto ao tipo de espaçamento. Porém, os resultados obtidos sobre o tipos de consórcio foram significativamente diferentes, de modo que a integração lavoura - pecuária - pinhão manso demonstrou maiores valores de diâmetro de copa e área foliar.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 151).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectDesenvolvimento vegetativo
dc.subjectConsórcio
dc.subjectPinhão manso
dc.titleAnálise do desenvolvimento vegetativo de pinhão manso (Jatropha curcas L.) estabelecido em diferentes densidades de plantio e tipos de consórcio.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.nalthesaurusbiodiesel
dc.format.extent2p. 53-56.
riaa.ainfo.id922869
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-11
dc.contributor.institutionMARCELO HENRIQUE SILVA DE OLIVEIRA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; BRUNO E LIMA COSTA OLIVEIRA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; MARCELO DIAS MULLER, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Analise-do-desenvolvimento-vegetativo-de-pinhao-manso.pdf170.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace