Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOLIVEIRA, A. M. S. de
dc.contributor.authorGOMIDE, C. A. de M.
dc.contributor.authorSALGADO, E. A.
dc.contributor.authorANJOS, A. J. dos
dc.contributor.authorCAMPANA, L. L.
dc.contributor.authorGAMA, D. S.
dc.contributor.authorCOSTA, I. de A.
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.date.accessioned2025-06-11T16:47:28Z-
dc.date.available2025-06-11T16:47:28Z-
dc.date.created2012-04-24
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 8., 2011, Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922911-
dc.descriptionFoi realizado um ensaio em parcelas de 5 X 4 m para avaliação do crescimento das gramíneas Brachiaria brizantha cultivar Marandu, Panicum maximum cultivares Mombaça e Tanzânia num delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. O crescimento foi caracterizado em função do acúmulo das temperaturas de 0, 250, 500, 750 e 1.000 o C, baseado na temperatura média diária. Foram avaliadas, em dois ciclos de crescimento de verão, a altura do dossel, a biomassa verde seca, a interceptação luminosa e a relação folha/colmo. A altura do dossel aumentou linearmente com o acúmulo de temperatura, sendo a taxa para os capins Mombaça e Tanzânia o dobro daquela observada para o capim-Marandu (0,119 X 0,059 cm/0C). Também a biomassa apresentou resposta linear ao acúmulo de temperatura, com taxas de 8,9, 7,3 e 3,5 kg/ha.0C, respectivamente para Mombaça, Tanzânia e Marandu, mostrando maior resposta dos Panicuns ao acúmulo de temperatura. A resposta da interceptação luminosa foi linear para o capim-Marandu e quadrática para o Mombaça e Tanzânia, mas ambos atingiram valores próximos a 100% sob 1.000 o C. Este comportamento é fruto do mais rápido desenvolvimento do dossel dos cultivares de Panicum. A relação folha/colmo aumentou com o desenvolvimento das gramíneas apresentando resposta quadrática ao acúmulo de temperatura. Maiores valores foram observados para os capins Tanzânia e Mombaça relativamente ao Marandu, mas todos apresentaram tendência de estabilização a partir de 750 o C.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 151).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGramíneas tropicais
dc.subjectInterceptação luminosa
dc.subjectTemperatura média
dc.titleCrescimento de três gramíneas forrageiras em resposta ao acúmulo de temperatura.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroAltura
dc.subject.thesagroBiomassa
dc.format.extent2p. 107-110.
riaa.ainfo.id922911
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-11
dc.contributor.institutionALINE MYSTICA SILVA DE OLIVEIRA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; CARLOS AUGUSTO DE MIRANDA GOMIDE, CNPGL; EMILIANO ARAÚJO SALGADO, UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS; ALBERT JOSÉ DOS ANJOS, INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS; LUDMILA LACERDA CAMPANA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; DANIELLY SOUZA GAMA, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; IGOR DE ALMEIDA COSTA; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL.
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Crescimento-de-tres-gramineas-forrageiras.pdf201.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace