Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922953
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorBRITO, S. G.
dc.contributor.authorQUINTAO, C. C. R.
dc.contributor.authorSOUZA, E. D. de
dc.contributor.authorRABELO, N. C.
dc.contributor.authorPEREIRA, M. M.
dc.contributor.authorIGUMA, L. T.
dc.contributor.authorCARVALHO, B. C. de
dc.contributor.authorVIANA, J. H. M.
dc.contributor.authorCAMARGO, L. S. de A.
dc.date.accessioned2025-06-11T17:47:34Z-
dc.date.available2025-06-11T17:47:34Z-
dc.date.created2012-04-24
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 8., 2011, Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922953-
dc.descriptionA TNCS é a técnica preferida para a geração de AGM, apesar de sua limitação, em parte atribuída ao pouco conhecimento dos processos celulares e moleculares envolvidos, dentre eles a reprogramação nuclear. A tricostatina A, um inibidor de histonas deacetilases, pode aumentar a qualidade do embrião bovino clonado e, consequentemente, as taxas de gestação. O efeito do tratamento de zigotos com tricostatina A foi avaliado na produção de embriões bovinos clones. Oócitos maturados in vitro foram desnudados e enucleados. Os zigotos foram reconstruídos com células somáticas bovinas e, posteriormente fusionados. Em seguida, esses zigotos foram ativados com ionomicina e divididos em 2 grupos: TRICO (n=132), zigotos cultivados por 4h em 6-DMAP e 7h em CR2aa com 2,5% de SFB, suplementado com 50 nM de Tricostatina A e CONT (n=116), zigotos cultivados nas mesmas condições acima, porém na ausência de Tricostatina A. O grupo PART (n=287) foi utilizado como controle. Os embriões foram cultivados a 38,5 °C, em 5% CO2, 5% O2, 90% N2. Embriões de 168 hpa dos grupos TRICO e CONT foram transferidos para receptoras. As análises foram feitas por ANOVA e as médias comparadas pelo teste SNK. Não houve diferença (P<0,05) entre os grupos na taxa de clivagem e de blastocistos. O grupo TRICO resultou em taxa de gestação, até os 60 dias, numericamente maior (64,2%) quando comparado ao CONT (45,4%). Uma gestação do grupo TRICO chegou a termo (7,1%), porém com morte no 2º dia após o nascimento. Nenhum nascimento foi obtido no grupo CONT. Conclui-se que o tratamento de zigotos clones com tricostatina A pode contribuir para melhorar o remodelamento da cromatina e favorecer as taxas de prenhezes.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 151).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectEmbriões
dc.subjectTransferência nuclear
dc.subjectTricostatina A
dc.titleInibição de histona deacetilase por tricostatina A em embriões bovinos produzidos por transferência nuclear com células somáticas.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.format.extent2p. 149-151.
riaa.ainfo.id922953
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-11
dc.contributor.institutionSAVANA GIACOMINI BRITO, UNIVERSIDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS; CAROLINA CAPOBIANGO ROMANO QUINTAO, CNPGL; ELIZA DINIZ DE SOUZA; NATANA CHAVES RABELO, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; MICHELE MUNK PEREIRA; LILIAN TAMY IGUMA, CNPGL; BRUNO CAMPOS DE CARVALHO, CNPGL; JOAO HENRIQUE MOREIRA VIANA, CNPGL; LUIZ SERGIO DE ALMEIDA CAMARGO, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Inibicao-de-histona-deacetilase-por-tricostatina-A.pdf165.42 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace