Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922955
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSANTOS, L. B.
dc.contributor.authorMULLER, M. D.
dc.contributor.authorCASTRO, C. R. T. de
dc.contributor.authorNASCIMENTO JUNIOR, E. R. do
dc.date.accessioned2025-06-11T14:01:41Z-
dc.date.available2025-06-11T14:01:41Z-
dc.date.created2012-04-24
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA GADO DE LEITE, 8., 2011, Juiz de Fora, MG. Anais... Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/922955-
dc.descriptionO objetivo deste trabalho foi avaliar o estabelecimento de 17 espécies nativas utilizadas para recuperação de uma área ciliar ao longo do Rio Piau, no município de Coronel Pacheco, Minas Gerais. Para tanto foi instalado um experimento sob delineamento inteiramente casualisado com três repetições, onde os tratamentos consistiram das espécies. As espécies foram divididas em diferentes grupos sucessionais, sendo escolhidas três espécies do grupo clímax, oito das secundárias e seis das pioneiras. Os dados foram analisados de duas maneiras: entre grupos funcionais e dentro de cada grupo. Foi analisada a porcentagem de sobrevivência de cada espécie por meio da contagem de mudas sobreviventes 11 meses após o plantio assim como a média de suas alturas. Os resultados foram submetidos à análise de variância a 5% de probabilidade. Quanto à sobrevivência dentre as categorias sucessionais a categoria Clímax se destacou obtendo maior índice de sobrevivência (97,30%) e as pioneiras obtiveram o menor índice (67,67%). Dentre as espécies pioneiras se destacaram as espécies Chorisia speciosa e Pseudobombax gradiflorum com os maiores índices. Já dentre as Clímax não houve diferença estatística significativa e dentre as Secundárias só foram encontradas diferenças quanto ao menor índice onde destacou-se Rollinia mucosa. Quanto à média das alturas as espécies pioneiras obtiveram a maior média (1,226667) e as espécies clímax apresentaram a menor (0,440000).
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Gado de Leite. Documentos, 151).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMatas de galeria
dc.subjectRecuperação ambiental
dc.subjectFragmentação florestal
dc.titleRecomposição de mata ciliar: sobrevivência e desenvolvimento de espécies nativas.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroReflorestamento
dc.format.extent2p. 157-161.
riaa.ainfo.id922955
riaa.ainfo.lastupdate2025-06-11
dc.contributor.institutionLORENA BARROS SANTOS, CENTRO UNIVERSITÁRIO ACADEMIA; MARCELO DIAS MULLER, CNPGL; CARLOS RENATO TAVARES DE CASTRO, CNPGL; EDER RIBEIRO DO NASCIMENTO JUNIOR, CNPGL.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Recomposicao-de-mata-ciliar.pdf232.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace