Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923091
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorFORTES, A. DE C.
dc.contributor.authorFARIA, B. M. DE
dc.contributor.authorPACIULLO, D. S. C.
dc.contributor.authorFERNANDES, P. B.
dc.contributor.authorLOPES, F. C. F.
dc.contributor.authorMORENZ, M. J. F.
dc.contributor.authorELYAS, A. C. W.
dc.date.accessioned2025-09-03T17:04:10Z-
dc.date.available2025-09-03T17:04:10Z-
dc.date.created2012-04-26
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 21.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 13.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 7.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 17.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 23.; SIMPÓSIO ALAGOANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 2., 2011, Maceió. Inovação tecnológica e mercado consumidor: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923091-
dc.descriptionObjetivou-se avaliar a composição química da Brachiaria ruziziensis, submetida a sombreamento artificial (0, 30 e 50%) e doses de N (0, 50, 100 e 150 mg/dm3 de solo), utilizando-se delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 4 (doses x sombreamento), com três repetições. Foram avaliados os teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e lignina (LIG). Os resultados foram submetidos à análise de variância e as médias estudadas, utilizando-se o teste SNK e análise de regressão (α=0,05), para as variáveis sombreamento e doses de N, respectivamente. Os teores de PB e FDN foram influenciados (p<0,05) pelo sombreamento e doses de N, sem interação destes fatores (p>0,05), não havendo influência (p>0,05) do N ou do sombreamento para os teores de LIG. Houve aumento nos teores de PB com a redução da intensidade luminosa. Para os teores de FDN houve diferença (p<0,05) para os valores obtidos com 30% de sombra em relação aos demais níveis. Foi observada resposta linear positiva e negativa para os teores de PB e FDN em função das doses de N, respectivamente. O sombreamento promoveu acréscimos nos teores de proteína bruta, melhorando a qualidade da forragem. A adubação nitrogenada influenciou positivamente o valor nutritivo da B. ruziziensis, com aumento nos teores de proteína bruta e redução nos dos teores de FDN.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFração fibrosa
dc.subjectSistema silvipastoril
dc.titleTeores de proteína bruta e da fração fibrosa em Brachiaria ruziziensis sob intensidade luminosa e adubação nitrogenada.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroComposição Química
dc.subject.thesagroForragem
riaa.ainfo.id923091
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-03
dc.contributor.institutionALESSANDRA DE CAMPOS FORTES, UFRRJ; BRUNA M. DE FARIA, UFRRJ; DOMINGOS SAVIO CAMPOS PACIULLO, CNPGL; PRISCILA B. FERNANDES, UFRRJ; FERNANDO CESAR FERRAZ LOPES, CNPGL; MIRTON JOSE FROTA MORENZ, CNPGL; ANA CRISTINA W. ELYAS.
Aparece en las colecciones:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Teores-de-proteina-bruta-e-da-fracao-fibrosa-em-Brachiaria.pdf172,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace