Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923092
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTONHATI, H.
dc.contributor.authorSANTOS, D. J. DE A.
dc.contributor.authorPEIXOTO, M. G. C. D.
dc.contributor.authorVERNEQUE, R. da S.
dc.contributor.authorPANETTO, J. C. do C.
dc.contributor.authorPENNA, V. M.
dc.contributor.authorCAMARGO, G. M. F. DE
dc.contributor.authorBORQUIS, R. R. A.
dc.date.accessioned2025-09-03T17:04:14Z-
dc.date.available2025-09-03T17:04:14Z-
dc.date.created2012-04-26
dc.date.issued2011
dc.identifier.citationIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA, 21.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ZOOTECNIA, 13.; FÓRUM DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ZOOTECNIA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS, 7.; REUNIÃO NACIONAL DE ENSINO DE ZOOTECNIA, 17.; FÓRUM DE ENTIDADES DE ZOOTECNISTAS, 23.; SIMPÓSIO ALAGOANO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 2., 2011, Maceió. Inovação tecnológica e mercado consumidor: anais. Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Zootecnia, 2011.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/923092-
dc.descriptionForam analisados 20.524 controles mensais de produção de leite de 2.816 primeiras lactação de vacas da raça Guzerá. As produções de leite no dia do controle foram agrupadas em 10 classes mensais e analisadas por meio de modelo de regressão aleatória. O modelo utilizado incluiu os efeitos aleatórios genéticos aditivos, de ambiente permanente e residual. Foram considerados como efeitos fixos, o grupo de contemporâneos (rebanho-ano-estação de controle), a covariável idade da vaca ao parto (efeito linear e quadrático) e a curva média da população. Diferentes modelos contendo 1, 3, 6 e 10 classes de variância residual foram testados. A função formada pela combinação de um polinômio de Legendre de terceira ordem com o último termo da função de Wilmink (LM) foi utilizada para modelar a trajetória da população e os efeitos aleatórios. O modelo contendo 6 classes de variância residual foi o mais adequado. As estimativas de herdabilidade variaram de 0,20 a 0,33. As correlações variaram de -0,06 a 0,99.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectFunções parametricas
dc.subjectHerdabilidade
dc.subjectCorrelação genetica
dc.titleUtilização da função mista em modelos de regressão aleatória para estimação de parâmetros genéticos para produção de leite de primeiras lactações de vacas da raça Guzerá.
dc.typeArtigo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroGado Zebu
riaa.ainfo.id923092
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-03
dc.contributor.institutionHUMBERTO TONHATI, UNESP; DANIEL JORDAN DE ABREU SANTOS, UNESP; MARIA GABRIELA CAMPOLINA D PEIXOTO, CNPGL; RUI DA SILVA VERNEQUE, CNPGL; JOAO CLAUDIO DO CARMO PANETTO, CNPGL; VANIA MALDINI PENNA, CBMG; GREGÓRIO MIGUEL F. DE CAMARGO, UNESP; RUSBEL RAUL A. BORQUIS, UNESP.
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPGL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Utilizacao-da-funcao-mista-em-modelos-de-regressao-aleatoria.pdf166.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace