Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926092
Título: Produtividade, estabilidade e adaptabilidade em progênies de Myracrodruon urundeuva F.F. & M.F. Allemão - Anacardiaceae.
Autoria: MORAES, M. A. de
VALÉRIO FILHO, W. V.
RESENDE, M. D. V. de
SILVA, A. M.
MANOEL, R. de O.
FREITAS, M. L. M
MORAES, M. L. T. de
SEBBENN, A. M.
Afiliação: MARCELA APARECIDA DE MORAES, UNESP; WALTER VERIANO VALÉRIO FILHO, UNESP; MARCOS DEON VILELA DE RESENDE, CNPF; ALEXANDRE MARQUES SILVA, UNESP; RICARDO DE OLIVEIRA MANOEL, UNESP; MIGUEL LUIZ MENEZES FREITAS, UNESP; MARIO LUIZ TEIXEIRA DE MORAES, UNESP; ALEXANDRE MAGNO SEBBENN, UNESP.
Ano de publicação: 2012
Referência: Scientia Forestalis, Piracicaba, v. 40, n. 93, p. 69-76, mar. 2012.
Conteúdo: A utilização de forma extrativista e inadequada dos recursos naturais vem restringindo a ocorrência da aroeira (Myracrodruon urundeuva F.F. & M.F. Allemão), constando, inclusive, na lista de espécies ameaçadas de extinção da FAO. Assim, a restrição da ocorrência, acarreta diminuição na base genética das populações de M. urundeuva, o que torna mais difícil encontrar genótipos com estabilidade e adaptabilidade para as diferentes condições de plantio. Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo estimar a variação genética e estudar a produtividade, estabilidade e adaptabilidade em progênies de uma população natural de M. urundeuva em diferentes sistemas de plantio. Para tanto, avaliou-se o DAP (diâmetro à altura do peito) em quatro testes de progênies de M. urundeuva: i) consorciada com Anandenanthera falcata e Guazuma ulmifolia (TP-AMA); ii) a pleno sol (TP-ASO); iii) ,em consórcio com culturas anuais (TP-SAF) e iv) consorciada com Corymbia citriodora (TP-EUCA), instalados em Selvíria, MS. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com três repetições e número variável de plantas por parcela em cada um dos quatro sistemas de plantio. A partir da análise conjunta dos sistemas de plantio estudados, verificou-se que: i) houve variação entre os sistemas de plantio com destaque para o TP-SAF; ii) apenas no TP-EUCA foi possível detectar variação entre as progênies; iii) os efeitos da interação genótipo x ambiente não foram significativos. A média harmônica dos valores genotípicos (MHVG), o desempenho relativo dos valores genotípicos em relação à média de cada local (PRVG) e a média harmônica do desempenho relativo dos valores genotípicos (MHPRVG) para o caráter DAP evidenciaram, respectivamente, as progênies com maior estabilidade, adaptabilidade, e estabilidade e adaptabilidade simultaneamente nos diferentes sistemas de plantio. Assim, a utilização destes critérios de seleção proporcionou um refinamento a mais na seleção das melhores progênies de M. urundeuva nos diferentes sistemas de plantios estudados.
Thesagro: Genética
Myracrodruon Urundeuva
Produtividade
Tipo do material: Artigo de periódico
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cap07.pdf663,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace