Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCURSINO, L. H. S.
dc.contributor.authorPEREIRA, W. A.
dc.contributor.authorOTSUKA, M. Y. F.
dc.contributor.author, ATYINS, F. de C.
dc.contributor.authorFANCELLI, M.
dc.contributor.authorPARANHOS, B. A. G.
dc.date.accessioned2025-04-16T18:47:37Z-
dc.date.available2025-04-16T18:47:37Z-
dc.date.created2012-06-14
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationIn: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 16., 2022, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2022.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926495-
dc.descriptionO controle biológico tem sido muito explorado com benefícios ao meio am- biente e à saúde humana. Dentre os predadores mais utilizados, encontra-se a joaninha Cryptolaemus montrouzieri, muito eficiente no controle de cocho- nilhas e pulgões. Entretanto, seu custo de produção é elevado e pode ser reduzido utilizando-se alimentos alternativos na criação massal. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resposta funcional de adultos de C. montrouzie- ri sobre ovos de Maconellicoccus hirsutus, quando alimentados na fase de larvas com ovos de Ceratitis capitata como presa alternativa. A predação foi testada em cinco densidades de ovos de cochonilha rosada: 1) 100; 2) 150; 3) 200; 4) 250 e 5) 300 ovos, utilizando-se duas populações de joaninhas criadas com duas fontes de alimentação em sua fase imatura, sendo: 1) ovos de C. capitata (presa alternativa) e 2) colônia de cochonilha rosada (controle). Foram avaliadas nove repetições por tratamento. Placas de Petri de 9 cm de diâmetro foram utilizadas como unidade experimental por adulto, as quais foram avaliadas após 8 horas de exposição. Não houve diferença estatística significativa entre os tratamentos para o número de ovos de M. hirsutus pre- dados por adultos de ambas populações. A correlação entre o aumento na densidade da presa e a predação realizada por adultos de C. montrouzieri de ambas populações foi significativa (P<0,001), evidenciando forte correlação entre as variáveis (Rho=0,8). A predação máxima ocorreu na densidade de 250 ovos, acima da qual houve a formação de um platô (P=0,079), que indica resposta funcional do tipo II. A alimentação de larvas da joaninha com ovos de C. capitata permitiu o bom desenvolvimento e não interferiu em sua capa- cidade predatória na fase adulta.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Semiárido. Documentos, 308).
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPopulações de joaninhas
dc.titleResposta funcional de adultos de Cryptolaemus montrouzieri Mulsant (Coleoptera: Coccinelidae) sobre ovos de cochonilha rosada, criados com presa alternativa.
dc.typeResumo em anais e proceedings
dc.subject.thesagroControle Biológico
dc.subject.thesagroInseto
dc.subject.thesagroMosca das Frutas
dc.subject.thesagroMaconellicoccus Hirsutus
dc.subject.thesagroCeratitis Capitata
dc.subject.thesagroCochonilha Rosada
dc.subject.nalthesaurusBiological control
dc.subject.nalthesaurusFruit flies
dc.subject.nalthesaurusCryptolaemus montrouzieri
dc.format.extent2p. 52.
riaa.ainfo.id926495
riaa.ainfo.lastupdate2025-04-16
dc.contributor.institutionLUIZ HENRIQUE SANTOS CURSINO, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; WANDERSON ANTUNES PEREIRA, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; MICHELLY YUMI FERREIRA OTSUKA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO; FLÁVIA DE CAMPOS MARTINS, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO; MARILENE FANCELLI, CNPMF; BEATRIZ AGUIAR GIORDANO PARANHOS, CPATSA.
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Resposta-funcional-de-adultos-de-Cryptolaemus-montrouzieri-Mulsant.pdf419 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace