Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926766
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GAZZIERO, D. L. P.
BRIGHENTI, A. M.
NICODEMOS, L. de C.
KARAM, D.
Additional Information: DIONISIO LUIZ PISA GAZZIERO, CNPSO; ALEXANDRE MAGNO BRIGHENTI DOS SANTOS, CNPGL; LUCAS DE CÁSSIO NICODEMOS, CES - Juiz de Fora, MG; DECIO KARAM, CNPMS.
Title: Crescimento do capim-amargoso com a alternância de temperatura: 35ºC diurna e 20ºC noturna.
Publisher: In: WORKSHOP SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROBLEMAS FITOSSANITÁRIOS, 2012, Jaguariúna. Anais... Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Notes: 1 CD-ROM.
Description: O objetivo deste trabalho foi comparar as características do crescimento de plantas de capim-amargoso (Digitaria insularis) dispostas em ambiente natural e em câmaras climatizadas do tipo fitotron com alternância de temperatura (35ºC diurna e 20ºC noturna), a fim de identificar diferenças no crescimento e no desenvolvimento das plantas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições. As plantas foram coletadas a intervalos regulares de sete dias em sete dias após o plantio (DAP), variando de 0 a 70dias. Este procedimento permitiu aplicar o método de analise de regressão. Foram determinados os valores médios da área foliar, da altura de plantas, do comprimento de caule e da matéria seca de raízes. A alternância da temperatura influenciou no ciclo vegetativo das plantas de capim-amargoso. A área foliar e a altura das plantas mantidas em ambiente natural e em ambiente com alternância de temperatura apresentaram comportamentos diferenciados a partir dos 35 e 42 DAP, respectivamente. O comprimento de caule e a matéria seca de raízes apresentaram comportamentos diferenciados a partir dos 28 e 21 DAP, respectivamente. As características de crescimento avaliadas nas plantas de D. insularis mantidas em ambiente natural e em ambiente com alternância de temperatura apresentaram comportamentos diferenciados, indicando que a temperatura pode ter influenciado no ciclo vegetativo dessa espécie daninha.
Thesagro: Erva daninha
NAL Thesaurus: Weeds
Data Created: 2012-06-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
crescimento.cd336.pdf285,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace