Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926810
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANGELOTTI, F.
MAGALHÃES, E. E. de
PEIXOTO, A. R.
FERNANDES, H. A.
Additional Information: FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA; EDINEIDE ELIZA DE MAGALHÃES, Mestrada da UNEB/DTCS; ANA ROSA PEIXOTO, UNEB/DTCS; HERALDO ALVES FERNANDES, Bolsista FACEPE.
Title: Impacto de alterações da temperatura sobre a severidade do míldio da videira.
Publisher: In: WORKSHOP SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROBLEMAS FITOSSANITÁRIOS, 2012, Jaguariúna. Mudanças climáticas e problemas fitossanitários: anais... Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Crimson Seedless
Thompson seedless
Alicante Bouschet
Mudanças climáticas.
Description: Diante dos cenários climáticos futuros, a temperatura do ar sofrerá aumentos, interferindo na distribuição geográfica e temporal de doenças. O míldio, causado pelo fungo Plasmopara viticola, é uma das principais doenças que ocorre na videira. O desenvolvimento deste patógeno pode ser influenciado por vários fatores ambientais, entre eles, a temperatura. O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto do aumento da temperatura na severidade do míldio da videira nas cultivares Crimson, Thompson e Alicante. Para a avaliação, mudas com 4-6 folhas foram inoculadas com uma suspensão de esporos na concentração de 105 esporos/mL + Tween 20 a 0,01%, por meio de pulverização. Após a inoculação, as mudas foram submetidas às temperaturas de 26, 28, 29.1, 30.4 e 31.8 oC, por 24 horas. Posteriormente, as mudas foram mantidas a temperatura de 26 oC, fotoperíodo 12 horas até a avaliação dos resultados. Foi avaliada a porcentagem da área foliar doente, por meio de escala diagramática e o período latente, determinado pelo número de dias entre a inoculação e a produção de esporos. O aumento da temperatura interferiu na infecção do míldio da videira, diminuindo a severidade da doença e aumentando o período latente .
Thesagro: Uva
Doença
Fungo
Míldio.
NAL Thesaurus: Grapes
Plasmopara viticola.
Data Created: 2012-06-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fran4.pdf234,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace