Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/926856
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: PINHEIRO, G. S.
BARBOSA, L. G.
ANGELOTTI, F.
MAGALHÃES, E. E. de
FERNANDES, H. A.
ZUCAL, M. P. M.
Additional Information: GISELLE SOUZA PINHEIRO, Bolsista CNPq; LAISE GUERRA BARBOSA; FRANCISLENE ANGELOTTI, CPATSA; EDINEIDE ELIZA DE MAGALHÃES, Mestranda da UNEB/DTCS; HERALDO ALVES FERNANDES, Bolsista da FACEPE; MARISA PERPÉTUA MARTINS ZUCAL, Bolsista FACEPE.
Title: Impacto de alterações de temperatura no crescimento e esporulação de Fusarium oxysporum f. sp. tracheiphilum.
Publisher: In: WORKSHOP SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E PROBLEMAS FITOSSANITÁRIOS, 2012, Jaguariúna. Mudanças climáticas e problemas fitossanitários: anais... Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012.
Language: pt_BR
Keywords: Mudanças climáticas
Murcha-de-fusarium
Conídios
Feijão caupi.
Description: A murcha-de-fusarium é uma severa doença do feijão-caupi. O desenvolvimento de estudos sobre este patossistema requer inoculações artificiais, sendo necessária a reprodução massal do inóculo. Sendo assim, o objetivo do trabalho foi determinar o comportamento de F. oxysporum f. sp. tracheiphilum quanto à produção de esporos e o crescimento vegetativo em diferentes temperaturas. Discos do micélio com 5 mm de diâmetro, foram transferidos para Placas de Petri contendo BDA, 15 , 20 , 25 , 30 e 35 ºC, sob fotoperíodo de 12 horas. Avaliou-se o diâmetro das colônias, durante 15 dias. Em câmara de Neubauer, quantificou-se o número de esporos produzidos em 1 mL de suspensão. A temperatura influenciou o crescimento micelial, sendo maior crescimento a 30º C. A maior produção de esporos ocorreu em 35º C. Verificou-se que a temperatura tem efeito no crescimento micelial e na produção de conídios de F. oxysporum f. sp. tracheiphilum, sendo que a faixa ótima, entre 30 e 35º C, otimizam o crescimento e a esporulação do fungo.
Thesagro: Doença
Fungo.
Data Created: 2012-06-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fran5.pdf218,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace