Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/928152
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LEITE, J. P.
BARBOSA, E. G. G
MARIN, S. R. R.
MARINHO, J. P.
FUGANTI-PAGLIARINI, R.
YAMAGUCHI-SHINOZAKI, K.
NEPOMUCENO, A. L.
DESIDÉRIO, J. A.
Additional Information: UNESP; UEL; SILVANA REGINA ROCKENBACH MARIN, CNPSO; UEL; CNPSo; JIRCAS; ALEXANDRE LIMA NEPOMUCENO, SRI; UNESP Jaboticabal.
Title: Caracterização de plantas transgênicas de soja obtidas com a forma constitutiva do fator de transcrição AREB1.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Pages: 5 p.
Language: pt_BR
Description: O melhoramento genético da soja busca, atualmente, o desenvolvimento de cultivares mais adaptadas a condições ambientais adversas, como períodos de seca, cada vez mais severos e frequentes no cenário de mudanças climáticas. A forma constitutivamente ativa AtAREB1ΔQT consiste em uma forma mutante do fator de transcrição bZIP AREB1, que está envolvido na via ABA dependente de resposta à seca nas plantas. Estudos feitos em Arabidopsis mostraram que a forma mutante de AREB1 aumentou a tolerância à seca nestas plantas. Dentro deste contexto, o objetivo do presente trabalho foi inserir a construção gênica pBI35SΩ:AtAREB1ΔQT (35S:AtAREB1ΔQT) em soja pelo método de biobalística e caracterizar molecularmente os eventos quanto ao número de cópias e nível da expressão relativa do transgene. Foi também avaliado a segregação dos eventos na geração T1. A caracterização molecular quanto ao número de cópias inseridas no genoma vegetal foi realizada pelo uso das metodologias de Southern blot e PCR quantitativo (qPCR). Para análise do nível da expressão relativa também se utilizou do método de RT-qPCR. Os resultados confirmaram a integração do transgene no genoma da soja em 12 linhagens independentes, no entanto, o número de cópias inseridas foi diferente para cada linhagem GM obtida, considerando-se ambas as técnicas empregadas. O transgene foi transferido para a primeira geração, porém a segregação nos eventos T1 não acompanhou as leis Mendelianas. A geração e caracterização molecular dos eventos obtidos auxiliaram na escolha de eventos promissores que serão futuramente avaliados quanto o efeito do transgene na cultura da soja sob condições de deficiência hídrica.
Thesagro: Biotecnologia.
Data Created: 2012-07-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
6s436.pdf227,85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace