Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/928191
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RINCÃO, M. P.
CATELLI, L. L.
MARIN, S. R. R.
SOARES, R. M.
ARIAS, C. A. A.
MARCELINO-GUIMARÃES, F. C.
ABDELNOOR, R. V.
Additional Information: UEL; CNPSo; SILVANA REGINA ROCKENBACH MARIN, CNPSO; RAFAEL MOREIRA SOARES, CNPSO; CARLOS ALBERTO ARRABAL ARIAS, CNPSO; FRANCISMAR CORREA MARCELINO, CNPSO; RICARDO VILELA ABDELNOOR, CNPSO.
Title: Validação de marcadores moleculares microssatélites ligados ao gene Rps1-k de resistência à podridão radicular de fitóftora em soja.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Description: O fungo Phytophthora sojae constitui uma das principais doenças que limitam a produtividade da soja. Com isso esse trabalho objetivou a validação de marcadores moleculares microssatélites ligados ao gene Rps1-k, que confere resistência a P. sojae, para serem utilizados no programa de seleção assistida ao melhoramento. Para identificar marcadores ligados ao gene que confere resistência a fitófora, uma população segregante F2 de 138 individuos foram produzidos a partir do cruzamento entre Williams82 (Rps1-k) e BRS133 (suscetível). Os resultados das análises fenotípicas apresentaram 108 individuos resistentes e 30 suscetíveis na geração F2, e o teste de qui-quadrado se ajustou de acordo com a proporção esperada de 3 resistentes: 1 suscetível, sugerindo que a herança de Rps1-k é controlada por um gene dominante de herança monogênica. Cinco marcadores microssatélites foram analisados como ligados ao gene Rps1-k, no cromossomo 3 da soja, sendo o marcador Satt641 posicionado o mais próximo do gene com distância genética de 6,4cM. Assim este marcador pode conferir uma importante estratégia na seleção de genótipos brasileiros de soja resistentes à podridão radicular por fitóftora.
Thesagro: Biotecnologia.
Data Created: 2012-07-12
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11s275.pdf238,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace