Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/928395
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BUENO, A. F.
LEITE, N.
FRANÇA, L. F. T.
MANTOVANI, M. A. M.
ALMEIDA, N. C. S.
SILVA, G. V.
FRUGERI, A. P.
SILVA, D. M.
BORTOLOTTO, O. C.
Additional Information: ADENEY DE FREITAS BUENO, CNPSO; UNIFIL; UNIFIL; UNIFIL; UENP; UFPR; UENP; UEL; UFPR.
Title: Repostas de cultivares de soja de hábito determinado e indeterminado à injúrias na fase inicial do desenvolvimento das plantas.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Description: O nível de infestação de pragas, conhecido como nível de ação (NA), representa o momento economicamente correto para que uma medida de controle seja iniciada. Entretanto, os produtores acreditam que a soja de hábito de crescimento indeterminado, especialmente quando a lavoura está na fase inicial do desenvolvimento, seja mais sensível ao desfolhamento. Sendo assim, foi realizado este experimento em delineamento em blocos ao acaso, em arranjo fatorial 2 (hábito de crescimento) x 9 (injúria) com cinco repetições. Os resultados obtidos comprovam que o NA, de 30% de desfolha no período vegetativo, continua seguro e pode ser adotado no Manejo Integrado de Pragas da Soja (MIP-Soja). Ao contrário da crença de muitos produtores, a soja de hábito de crescimento indeterminado se mostrou mais tolerante à injúria inicial como observado nos parâmetros de índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), estande e altura de plantas na colheita apesar de não haver diferença significativa entre os hábitos de crescimento com relação à produtividade. Apenas as injúrias mais drásticas de 100% de desfolha, como realizado nos tratamentos (4) remoção de dois cotilédones e duas folhas unifolioladas e (7) corte da planta abaixo das folhas unifolioladas, foram capazes de reduzir significativamente a produtividade e precisam ser evitados através do controle de insetos.
Thesagro: Entomologia.
Data Created: 2012-07-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
65s290.pdf79,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace