Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/928602
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANTONIO, S. F.
FRANCHINI, J. C.
SICHIERI, F.
PADULLA, R.
PORFIRIO-DA-SILVA, V.
DEBIASI, H.
BALBINOT JUNIOR, A. A.
Additional Information: PIBIC; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; Fartura Consultoria Agropecuária, Colorado, PR.; Fartura Consultoria Agropecuária, Colorado, PR.; VANDERLEY PORFIRIO DA SILVA, CNPF; HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; ALVADI ANTONIO BALBINOT JUNIOR, CNPSO.
Title: Produtividade da soja em sistema arborizado no noroeste do Paraná.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: ILPF.
Description: Devido a maior complexidade dos sistemas integrados a interação entre os seus componentes ainda precisa ser mais bem entendida para que a sinergia entre eles possa ser maximizada. Nesse sentido, em uma área de iLPF implantada em 2009 no município de Santo Inácio, Noroeste do Paraná, foi avaliada a influência do componente arbóreo sobre a produtividade da soja no terceiro ano de condução. O sistema iLPF, composto por renques simples de Corymbia maculata, espaçados em 14 m entre renques e 4,2 m entre arvores, foi cultivado com soja no verão e Urochloa ruziziensis no inverno. A produtividade da soja no sistema iLPF foi comparada com a produtividade da soja cultivada em área próxima, sem arborização. O componente arbóreo proporcionou uma redução média de 4,3% na produtividade da soja. A produtividade da soja dentro dos renques variou de acordo com a posição em relação às árvores e em relação à orientação geográfica. As linhas de soja, próximas às arvores, tiveram a produtividade reduzida, sendo o efeito mais intenso para as posições com incidência direta do sol da tarde. As linhas de soja localizadas na porção central do entre renque tiveram a produtividade aumentada. A configuração do sistema iLPF com baixa densidade arbórea e as características da espécie de eucalipto utilizado, tais como copa reduzida, fuste reto e sem bifurcações, proporcionaram condições favoráveis para a integração com soja, mesmo após 30 meses do plantio das árvores.
Thesagro: Soja.
Data Created: 2012-07-18
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
145s212.pdf192,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace