Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/928667
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ANTONIO, S. F.
MENDES, F. L.
FRANCHINI, J. C.
DEBIASI, H.
DIAS, W. P.
RAMOS JUNIOR, E. U.
GOULART, A. M. C.
SILVA, J. F. V.
Additional Information: PIBIC - UEL; PIBIC - UNIFIL; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; WALDIR PEREIRA DIAS, CNPSO; EDISON ULISSES RAMOS JUNIOR, CNPSO; ALEXANDRE MOURA CINTRA GOULART, CPAC; JOAO FLAVIO VELOSO SILVA, CPAMT.
Title: Perdas de produtividade da soja em area infestada por nematoide das lesões radiculares em Vera, MT.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Description: O nematoide das lesões radiculares atualmente é um dos principais problemas do sistema de produção e tem gerado grande preocupação aos produtores de grãos no Mato Grosso. Até o momento não existem estimativas precisas das perdas potenciais causadas por esse nematoide na produtividade da soja no estado. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a produtividade da soja e a população de nematoides das lesões radiculares nas raízes da soja visando determinar a relação entre esses parâmetros para estimar as perdas de produtividade na cultura. O estudo foi realizado na safra 2011/2012 em Vera-MT visando o mapeamento da variabilidade espacial da produtividade da soja e da população de nematoides das lesões radiculares usando conceitos de geoestatística. Os resultados indicam alta correlação entre a produtividade da soja e a população do nematoide das lesões radiculares. Com base na equação ajustada foi possível determinar que a cada 82 individuos/g de raiz da soja ocorre a perda de 1 saca na produtividade. As perdas de produtividade, estimadas na área do estudo, variaram de 1 a 28 sacas/ha com valor médio de 12 sacas/ha ou 21% da produtividade.
Thesagro: Soja.
Data Created: 2012-07-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
146s211.pdf186,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace