Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/928683
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MENDES, F. L.
ANTONIO, S. F.
DEBIASI, H.
FRANCHINI, J. C.
DIAS, W. P.
MORAES, M. T.
GOULART, A. M. C.
SILVA, J. F. V.
Additional Information: PIBIC - CNPq; PIBIC - CNPq; HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; WALDIR PEREIRA DIAS, CNPSO; UFSM; ALEXANDRE MOURA CINTRA GOULART, CPAC; JOAO FLAVIO VELOSO SILVA, CPAMT.
Title: Monitoramento de atributos químicos do solo e da ocorrência de Pratylenchus brachyurus em soja no Mato Grosso.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Description: O nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) tem causado danos econômicos elevados e crescentes na cultura da soja no Brasil, especialmente na região Centro-Oeste. Com o objetivo de determinar a relação de alguns atributos químicos de solo com a população e os danos ocasionados por P. brachyurus em soja na safra 2010/11, amostras de solo foram coletadas dentro e fora de reboleiras, onde as plantas de soja apresentavam redução de altura devido ao ataque do nematoide, nas camadas de 0,0-0,1 e 0,1-0,2 m, em 13 lavouras distribuídas em quatro regiões do Mato Grosso. A intensidade dos sintomas não dependeu apenas da população de P. brachyurus nas raízes de soja, pois a mesma foi maior nas reboleiras em apenas duas das 13 lavouras amostradas. Na maioria das áreas, o pH em CaCl2, a saturação por bases e os teores Ca e Mg nas camadas de 0,0-0,1 m e 0,1-0,2 m foram menores dentro do que fora das reboleiras. Na camada de 0,0-0,1 m, o teor de C orgânico foi maior fora das reboleiras em oito das 13 lavouras amostradas. A maior parte das lavouras apresentou teores mais elevados de Al nas reboleiras na camada de 0,1-0,2 m. A população de P. brachyurus nas raízes de soja não se correlacionou com nenhum dos atributos químicos avaliados. Assim, o correto manejo da acidez e dos teores de Ca e Mg do solo pode aumentar a tolerância da soja aos danos ocasionados por P. brachyurus.
Thesagro: Nematóide.
Data Created: 2012-07-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
148s191.pdf126,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace