Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929377
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SUSSEL, A. A. B.
SILVA NETO, S. P. da
MOREIRA, C. T.
ALVES, R. S.
ALMEIDA, N. J.
Additional Information: ANGELO APARECIDO BARBOSA SUSSEL, CPAC; SEBASTIAO PEDRO DA SILVA NETO, CPAC; CLAUDETE TEIXEIRA MOREIRA, CPAC; R. S. ALVES, CPAC; N. J. ALMEIDA, CPAC.
Title: Diferentes parâmetros patométricos para avaliação da ferrugem asiática em linhagens transgênicas de soja.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa; Londrina: Embrapa Soja, 2012. 1 CD-ROM. Editado por Adilson de Oliveira Júnior, Clara Beatriz Hoffmann-Campo, Regina Maria Villas Bôas de Campos Leite, Ricardo Vilela Abdelnoor. VI CBSoja.
Language: pt_BR
Keywords: Ferrugem asiática.
Description: A ferrugem asiática está disseminada em todas regiões produtoras de soja do Brasil. Os sintomas iniciais da doença são pequenas pústulas foliares, de cor castanha a marromescura, podem ser classificadas como do tipo castanho clara com muitos soros urediniais e abundante esporulação (TAN) ou castanho avermelhada com poucos soros urediniais e com pouca ou nenhuma esporulação (RB).Observou-se diferença estatística entre as médias de severidade e de desfolha causadas pela ferrugem asiática, nos diferentes tratamentos com fungicidas nos três estratos avaliados. Tratamentos com apenas uma pulverização não apresentaram diferenças significativas em relação aos tratamentos com três pulverizações. Houve diferença estatística entre as médias de número de esporos contados em hemocitômetro, assim como as médias de notas de coloração de ustulas e de esporulação nas pústulas. Nestas três avaliações os resultados dos tratamentos que receberam uma pulverização diferiram estatisticamente dos que receberam três pulverizações. Ao correlacionar cor de pústula e esporulação visual com os demais parâmetros analisados, observou-se correlações significativas com os parâmetros de desfolha, contudo o parâmetro número de esporos contados em hemocitômetro não se correlacionou com nenhum outro parâmetro e o parâmetro severidade apresentou correlação negativa Apesar da severidade apresentar correlação negativa com a maioria dos demais parâmetros, esta apresenta correlação positiva com a avaliação de desfolha. A avaliação de desfolha também se apresentou correlações significativas porém negativas com a cor das pústulas com a esporulação visual das mesmas.
Thesagro: Soja.
Data Created: 2012-07-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CD4036.pdf40,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace