Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929385
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, D. C. G.
CAMOLESE, A. C.
BOTELHO, L.
YAMANAKA, N.
PINHEIRO, M.
FRAGA, T. R.
MAIA, M. S.
RINCÃO, M. P.
NOVAES, R. M. L.
ARIAS, C. A. A.
ABDELNOOR, R. V.
Additional Information: CNPSo; UNOPAR; UEL; JIRCAS; UNOPAR; UNOPAR; UNOPAR; UEL; CNPSo; CARLOS ALBERTO ARRABAL ARIAS, CNPSO; RICARDO VILELA ABDELNOOR, CNPSO.
Title: Avaliação de populações segregantes de soja quanto à resistência à ferrugem asiática.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Description: A ferrugem asiática (FAS) é uma importante doença que afeta o cultivo da soja no Brasil. Pelo menos seis genes de resistência diferentes em soja foram descobertos para a FAS. Através do acúmulo destes genes em uma única linhagem, processo chamado de piramidação, é possível se obter resistência de amplo espectro e duradoura, capaz de contornar a falha histórica dos mecanismos de resistência vertical. O presente trabalho teve por objetivo avaliar fenotipicamente a reação de populações do programa de melhoramento da Embrapa Soja, segregantes para diferentes combinações de dois genes de resistência à FAS, visando a determinar quais materiais são promissores para o desenvolvimento de variedades com resistência duradoura e de amplo espectro. Foram realizados cruzamentos com múltiplos parentais, seleção fenotípica qualitativa na geração F2, e avançadas as populações até a geração F5, na qual houve a avaliação fenotípica quantitativa de lesões de ferrugem para os seguintes caracteres: nível de esporulação, número de urédias em 15 lesões e número de urédias abertas em 15 lesões. Foi possível estimar a contribuição de cada combinação de genes Rpp para a resistência à ferrugem quando acumulados no germoplasma brasileiro e confrontadas com inóculo brasileiro. Apesar do claro efeito do germoplasma portador do gene de resistência sobre seu desempenho, as diferentes combinações gênicas foram preponderantes na determinação do desempenho do material.
Thesagro: Soja.
Data Created: 2012-07-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
312s467.pdf123,07 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace