Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929569
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorTEIXEIRA, F. A.
dc.date.accessioned2025-07-04T12:52:55Z-
dc.date.available2025-07-04T12:52:55Z-
dc.date.created2012-07-26
dc.date.issued2012
dc.identifier.citation2012.
dc.identifier.urihttp://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929569-
dc.descriptionA melancia é uma hortaliça de grande importância no Brasil e no Nordeste brasileiro, mas as cultivares comerciais são susceptíveis aos principais estresses bióticos que afetam a cultura, inclusive ao oídio causado pelo fungo Podosphaera xanthii. No entanto, existe fonte de resistência que foi incorporada a tipos comerciais. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o comportamento de linhas resistentes ao oídio (L1, L2, L3), linhas provenientes de variedades comerciais (L4, L5, L6) e seus híbridos (H1, H2, H3) e duas variedades comerciais (BRS Opara e Crimson Sweet). Esses onze genótipos foram avaliados em três experimentos de campo sendo que o primeiro ensaio foi conduzido entre setembro a novembro de 2010. O segundo ensaio foi realizado no período de maio a julho de 2011 e o terceiro ensaio foi conduzido no período de julho a outubro de 2011. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições e dez plantas por parcela, com espaçamento de 3m entre linhas e 0,60m entre plantas. Foram avaliadas a produtividade total (t.ha'), produção por planta (kg), número de frutos por planta, massa fresca de fruto (kg), relação comprimento/diâmetro, sólidos solúveis do centro e lateral da polpa (OBrix), sólidos solúveis homogêneo (OBrix), acidez titulável (%), relação sólidos solúveis homogêneo/acidez titulável, firmeza do centro e lateral da polpa (N) e potencial de hidrogênio (pH). Foram feitas análises individuais e depois análise conjunta para todas as variáveis registradas. Observou-se que as condições climáticas não se mostraram muito diferentes entre os ambientes, embora a radiação global tenha apresentado a maior variação. Os experimentos apresentaram precisão razoável e as variáveis foram significativamente diferentes na maioria das análises. A interação genótipos x ambientes só foi significativa para as características de fruto, podendo, ter sido decorrente de estresses bióticos e da cobertura com plástico em um dos ambientes. Contudo, os híbridos não se diferenciaram das linhas parentais para a maioria das características analisadas, inclusive da variedade padrão Crimson Sweet, podendo ser conseqüência da pequena amostra analisada além da similaridade das linhas utilizadas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectMelhoramento genético
dc.subjectPodosphaera xanthii
dc.titleComportamento de genótipos de melancia em três ambientes.
dc.typeTeses
dc.subject.thesagroMelancia
dc.subject.thesagroCitrullus Lanatus
dc.subject.thesagroGenótipo
dc.subject.thesagroFungo
dc.subject.nalthesaurusWatermelons
dc.subject.nalthesaurusGenotype
dc.description.notesDissertação (Mestrado em Horticultura Irrigada) - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais, Juazeiro. Orientada por Manoel Abílio de Queiroz; Rita de Cássia Souza Dias, Embrapa Semiárido.
dc.format.extent260 f.
riaa.ainfo.id929569
riaa.ainfo.lastupdate2025-09-30 -03
dc.contributor.institutionFÁTIMA ALVES TEIXIERA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA.
Aparece en las colecciones:Tese/dissertação (CPATSA)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Comportamento-de-genotipos.-Melancia.pdf35.26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace