Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929609
Título: Produção de soja em resposta ao efeito residual da adubação nitrogenada, da inoculação com azospirillum Brasilense e do manejo com braquiária no milho safrinha.
Autoria: JORDÃO, L. T.
LIMA, F. F.
MORETTI, P. A. E.
LIMA, R. S.
MELO, C. V. C. B.
GOMES, C. C. E.
GIMENEZ, M. H. Z.
BALDO, A.
OLIVEIRA JUNIOR, A. de
MUNIZ, A. S.
Afiliação: USP - CENA; ESALQ - CEPEA; Engº Agrº, Assessor Agronômico, Maringá, PR.; Engº Agrº, Assessor Agronômico, Maringá, PR.; UEM - Graduando; Graduando; UEM - Graduando; UEM - Graduando; ADILSON DE OLIVEIRA JUNIOR, CNPSO; UEM - Prof.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Páginas: 4 p.
Conteúdo: Aproveitou-se um experimento de manejo da adubação nitrogenada na cultura do milho, conduzido no norte do Paraná, onde se avalia fatores como doses de N em cobertura, inoculação com Azospirillum e consórcio milho safrinha/braquiária para verificar a resposta da cultura da soja à estes fatores. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial, adotando o delineamento de blocos ao acaso, com parcelas subdivididas em faixas. Assim, nas parcelas foram alocados as doses de nitrogênio x presença e ausência de Azospirillum brasilense e, em faixa nas subparcelas o milho safrinha solteiro ou consorciado com braquiária. O experimento foi conduzido com quatro repetições, totalizando 64 parcelas. Na cultura da soja, utilizou-se a mesma adubação em todos os tratamentos de soja, contendo 52 kg ha-1 de P2O5 e 52 kg ha-1 de K2O, ambos na semeadura. Também foi realizada a inoculação das sementes com estirpes de Bradyrhizobium japonicum. No primeiro ano de cultivo da sucessão soja-milho safrinha, os teores totais de N nas folhas, na parte aérea das plantas e nos grãos, bem como a massa de 100 sementes e o rendimento de grãos de soja, não diferiram significativamente em função dos níveis de N aplicados no solo no desenvolvimento da cultura do milho safrinha. Também não foi observado resultado positivo nas mesmas variáveis em resposta à inoculação do milho com Azospirillum brasilense, bem como em função do manejo testado (solteiro ou consorciado), indicando que avaliações por período maior de tempo sejam necessárias. Por fim, a fixação biológica do N por meio da simbiose Bradyrhizobium/soja foi adequadamente suficiente para atender a demanda de N da soja.
Thesagro: Soja
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
355s347.pdf95,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace