Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/929623
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GAZZIERO, D. L. P.
ADEGAS, F. S.
FORNAROLLI, D.
VARGAS, L.
KARAM, D.
BALBINOT JUNIOR, A. A.
VOLL, E.
Additional Information: DIONISIO LUIZ PISA GAZZIERO, CNPSO; FERNANDO STORNIOLO ADEGAS, CNPSO; DONIZETE FORNAROLLI, Faculdade Integrado Campo Mourão.; LEANDRO VARGAS, CNPT; DECIO KARAM, CNPMS; ALVADI ANTONIO BALBINOT JUNIOR, CNPSO; ELEMAR VOLL, CNPSO.
Title: Um alerta sobre a resistência de plantas daninhas ao glifosato.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 6., 2012, Cuiabá. Soja: integração nacional e desenvolvimento sustentável: anais. Brasília, DF: Embrapa, 2012.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Keywords: Resistencia de plantas
Description: Levamos pouco tempo para mais uma vez verificar que a historia se repete. Aconteceu o que muitos não acreditavam ser possível acontecer, a seleção de plantas daninhas resistentes ao glifosato, indicando que nem mesmo esse produto esta imune aos mecanismos naturais de seleção dos indivíduos mais aptos. Biótipos resistentes do capim-amargoso (Digitaria insularis), do azevém (Lolium multiforum), e das três espécies de buva (Conyza bonariensis, Conyza canadenses e Conyza sumatrensis.) tornaram-se um problema no sul do Brasil. Buva e capimamargoso começam a se expandir para as áreas de produção no Brasil Central. Áreas infestadas com plantas daninhas resistentes são mais difíceis de serem manejadas e tem custo de produção aumentado. Apesar do problema da resistência ser uma realidade em nosso país, para a maioria dos agricultores, ainda é tempo de prevenir, especialmente os do Brasil Central. Nessa região, devido às condições climáticas, as opções de manejo da área podem ser mais restritas, o que pode agravar ainda mais o problema. Mas com manejo adequado é possível prevenir a manifestação da resistência. Glifosato deve ser utilizado corretamente para que sua eficiência e as vantagens do seu uso possam ser mantidas. É fundamental também não permitir a entrada de colhedeiras contaminadas com sementes de biótipos resistentes nas áreas de produção livres do problema. O objetivo desse trabalho é fazer uma reflexão e um alerta sobre a resistência de plantas daninhas ao glifosato.
Data Created: 2012-07-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
375s195.pdf120,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace