Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930095
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CARVALHO, C. H. F. DE
DUQUE, F. DE A.
IZZO, R. G.
SOARES, J. P. G.
FERNANDES, F. D.
RAMOS, A. K. B.
FERREIRA, L. C. B.
MALAQUIAS, J. V.
Additional Information: CARLOS HENRIQUE FALCÃO DE CARVALHO, BOLSISTA CPAC; FELIPE DE AGUIAR DUQUE, BOLSISTA EMATER-DF; ROBERTA GONÇALVES IZZO, BOLSISTA CNPQ; JOAO PAULO GUIMARAES SOARES, CPAC; FRANCISCO DUARTE FERNANDES, CPAC; ALLAN KARDEC BRAGA RAMOS, CPAC; LUIZ CARLOS BRITO FERREIRA, EMATER-DF; JUACI VITORIA MALAQUIAS, CPAC.
Title: Comparação dos sistemas de manejo de produção orgânico e convencional de pastagens de Brachiaria brizantha cv. Marandu em consorcio com o Stylosanthes guianensis cv. Bela em Planaltina - DF.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: SBZ, 2012. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Produção convencional
Marandu
Bela.
Description: O objetivo deste trabalho foi comparar a produção e teor de matéria seca (MS) e proteína bruta (PB) de pastagens de Brachiaria brizantha cv. Marandu em consórcio com Stylosanthes Guianensis cv. Bela sob os sistemas de manejo orgânico e convencional. Para a correção do solo e adubação verde foi utilizado o calcário, gesso e plantio da crotalária respectivamente para o manejo orgânico e convencional. No manejo convencional foi feita adubação nitrogenada, fosfatada e potássica com uréia, supertriplo e cloreto de potássio, respectivamente. No manejo orgânico, utilizou-se o termofosfato magnesiano e o termopotássio, respectivamente. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com 1 fator com três tratamentos: manejo orgânico, convencional e testemunha com três repetições com quatro amostras por parcela. Não houve diferenças estatísticas entre os sistemas de manejo para % MS e % PB da brachiaria, estilosantes e do consorcio entre ambos. Entretanto, foram observadas diferenças na produção de MS (kg ha) e PB (kg ha) entre os sistemas. Para a produção de MS (kg ha) e PB (kg ha) o manejo convencional (2815,6; 170,1 kg ha) não diferiu do orgânico (1610,8; 111,3 kg ha) e foi superior a testemunha (1158,5; 81,5 kg ha) respectivamente. O sistema de produção orgânico apresentou resultados satisfatórios de produção MS (kg ha) e PB (kg ha) nas condições experimentais da região de Planaltina-DF.
Thesagro: Brachiaria Brizantha
Cerrado
Pastagem
Produção Orgânica
Stylosanthes Guianensis.
Data Created: 2012-08-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CD411Allan.pdf530,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace