Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930125
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Cerrados - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRAGA, G. J.
MACIEL, G. A.
RAMOS, A. K. B.
CARVALHO, M. A.
FERNANDES, F. D.
TAVARES JUNIOR, JURACY
Additional Information: GUSTAVO JOSE BRAGA, CPAC; GIOVANA ALCANTARA MACIEL, CPAC; ALLAN KARDEC BRAGA RAMOS, CPAC; MARCELO AYRES CARVALHO, CPAC; FRANCISCO DUARTE FERNANDES, CPAC; JURACY TAVARES JR, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ.
Title: Densidade populacional e peso médio de perfilhos de Panicum spp. em resposta a doses de fósforo e calcário na fase de estabelecimento.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: SBZ, 2012. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Mombaça
Massai.
Description: O objetivo do estudo foi avaliar a densidade populacional e o peso médio de perfilhos de genótipos de Panicum spp. em resposta a doses de fósforo (P) e calagem. O delineamento experimental adotado foi inteiramente ao acaso com três repetições em parcelas subdivididas. Os tratamentos experimentais foram três doses de P (0, 60 e 400 kg/ha de P2O5) alocados nas parcelas e seis genótipos de P. maximum (Mombaça, Massai, PM32, PM34, PM39 e PM40), alocados nas subparcelas. Para o estudo do fator calagem a área foi dividida em metades iguais que receberam calcário equivalente a 35% e 50% de saturação por bases (V%). No 60º dia após o plantio foi avaliada a densidade populacional de perfilhos e o seu peso médio individual. A densidade populacional de perfilhos nas parcelas de V50 foi de 580 perfilhos/m2, enquanto que nas parcelas de V35, a densidade foi de 561 perfilhos/m2. A densidade populacional de perfilhos respondeu positivamente ao aumento das doses de P, independente de genótipo. Para a V35, os genótipos com ponto de máxima resposta mais baixo foram o acesso PM32 e o capim Massai, 77 e 86 kg/ha P2O5, respectivamente. Quanto ao peso médio de perfilhos, o ponto de máxima resposta para os acessos PM32 e PM34 na V35 foi de 273 e 272 kg/ha P2O5, respectivamente. De modo preliminar, o acesso PM32 apresentou máximo potencial de resposta com doses mais baixas de P, tanto para densidade populacional como para peso médio de perfilhos.
Thesagro: Adubação
Calagem
Fertilidade do Solo
Fósforo.
NAL Thesaurus: Panicum.
Data Created: 2012-08-01
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CD411Gustavo.pdf120,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace