Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/930197
Título: Efeito da endogamia sobre pesos aos 120 e 210 dias de idade de bovinos da raça Nelore mocho criado no bioma cerrado.
Autoria: MAGNABOSCO, C. de U.
LOPES, F. B.
MAMEDE, M. M. S.
Afiliação: CLAUDIO DE ULHOA MAGNABOSCO, CPAC; FERNANDO BRITO LOPES, BOLSISTA CAPES; MARIANA MARCIA SANTOS MAMEDE, BOLSISTA CAPES.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 49., 2012, Brasília. A produção animal no mundo em transformação: anais. Brasília, DF: SBZ, 2012. 1 CD-ROM.
Conteúdo: Objetivou-se com este trabalho estudar os efeitos da endogamia sobre pesos calculados aos 120 e 210 dias de idade, em bovinos da raça Nelore pertencentes ao rebanho da Embrapa Cerrados. Os dados foram coletados no período de 1990 a 2010. O coeficiente de endogamia foi calculado por meio do aplicativo MTDFREML. A matriz de parentesco incluiu 23.513 animais, cuja estimativa média e máxima dos animais endogâmicos foi 2,17% e 14,10%, respectivamente. Os resultados indicaram que a endogamia direta provocou redução dos pesos calculados aos 120 e 210 dias de idade, possivelmente, devido à redução na variância genética aditiva. A endogamia é um processo prejudicial para as características de interesse econômico, quando utilizada indiscriminadamente e deve ser utilizada com parcimônia e bastante cuidado ao se promover acasalamentos entre animais consanguíneos.
Thesagro: Cerrado
Palavras-chave: Nelore
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CD411Magnabosco1.pdf587,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace