Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/931841
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MISTURA, C.
MOREIRA, J. N.
SILVA, G. C. da
BRANDAO, W. N.
ROMÃO, R. L.
SOUZA, T. C. de
Additional Information: CLÁUDIO MISTURA; JOSE NILTON MOREIRA, CPATSA; GRÉCIA CAVALCANTI DA SILVA; WELITON NEVES BRANDAO, CPATSA; ROBERTO LISBOA ROMÃO; TONI CARVALHO DE SOUZA.
Title: Frequência do gênero de Stylosanthes e atributos físicos do solo no Semiárido baiano-Ba.
Publisher: In: FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DA BAHIA. Semiárido: Edital Temático de Apoio a Pesquisas voltadas à resolução de problemas do Semiárido baiano 2007. Salvador, 2012.
Pages: p. 129-134.
Language: pt_BR
Keywords: Forrageira nativa
Semiárido.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a frequência de ocorrência do gênero de Stylosanthes e os atributos físicos do solo na mircrorregião de Juazeiro (Mrg-Jz) e no Território do Sisal (Tr-Ss) no Estado da Bahia - BA, em 30 municípios nestas duas regiões supracitadas, aonde foram realizados o levantamento florístico dos acessos do gênero de Stylosanthes nativo, seguido por coleta de solo na profundidade 0-20 em, apenas nos locais de coleta com presença de acessos. Foram verificados a ocorrência do gênero em 77,34% (Mrg-Jz) e 89,00% (Tr-Ss) dos pontos georeferenciados e, destes, com a predominância.de um ou dois acessos por ponto de coleta, numa altitude entre 300 a 499m, em ambas a regiões. Quanto aos atributos do solo, a textura predominante o tipo de solos arenoso, com a densidade do solo (Ds) classificado como crítico e com baixa porosidade total (PT) e teor de matéria orgânica (MO), aquém do ideal, indicando características de solos degradados. Já para densidade de partícula (Dp), em ambas as regiões de estudo, estão dentro do esperado para solos arenosos. A vegetação predominante no local de coleta dos acessos do Stylosanthes foi a Caatinga. Constatou-se uma elevada presença do gênero Stylosanthes na região Semiárida da Bahia vegetando em solos com atributos físicos com elevada, limitação e/ou já degradados.
Thesagro: Solo
Caatinga
Leguminosa.
NAL Thesaurus: Soil
Stylosanthes.
Data Created: 2012-08-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Zeca.pdf2,93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace