Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/933309
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Territorial - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: LONG, R. M.
GREGO, C. R.
RODRIGUES, C. A. G.
NOGUEIRA, S. F.
FURTADO, A. L. dos S.
Additional Information: RAQUEL M. LONG, BOLSISTA CNPM; CELIA REGINA GREGO, CNPM; CRISTINA APARECIDA G RODRIGUES, CNPM; SANDRA FURLAN NOGUEIRA, CNPM; ANDRE LUIZ DOS SANTOS FURTADO, CNPM.
Title: Indicadores físicos da qualidade do solo relacionados espacialmente com a produtividade da cana-de-açúcar e pastagem.
Publisher: In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 6., 2012. Jaguariúna, SP. Anais... Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2012.
Pages: 9 p.
Language: pt_BR
Keywords: Geoestatística
Description: O objetivo deste trabalho foi relacionar espacialmente, por meio da análise de variabilidade espacial utilizando a geoestatística, os atributos indicadores da qualidade física do solo e da produtividade da cana-de-açúcar e pastagem. Duas áreas foram amostradas, a de cana-de-açúcar em Mogi Mirim, SP e a de pastagem de braquiária em Nova Odessa, SP. Os atributos analisados usando geoestatística foram densidade do solo, infiltração de água, produtividade de biomassa da pastagem e produtividade da cana-de-açúcar. Na área de pastagem houve dependência espacial para a densidade de 0-10 cm, para a infiltração de água a 20 cm e para a produtividade de biomassa. Na área de cana-de-açúcar, a dependência ocorreu apenas para a densidade do solo e produtividade. Locais com maior densidade do solo indicaram menores produtividades da cana-de-açúcar e da pastagem, sendo este um importante atributo a ser considerado em estudos de qualidade do solo. A insuficiência na distância de amostragem e o número de pontos são fatores que podem ter ocasionado a não dependência espacial de alguns atributos estudados. Para tanto, sugere-se que, em estudos futuros, sejam considerados atributos indicadores de fácil obtenção, como os de sensores e imagens de satélite, para auxiliar no planejamento das amostragens de campo.
Data Created: 2012-09-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RE12505.pdf474,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace