Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934518
Título: Estudo sobre a viabilidade de remediação de pesticidas por ectomicorrizas e avaliação da sua tolerância em exposição ao glifosato.
Autoria: MONTEIRO, P. H. R.
FARIA, Á. B. de C.
AUER, C. G.
ÂNGELO, A. C.
Afiliação: PEDRO HENRIQUE RIBOLDI MONTEIRO, UFPR; ÁLVARO BOSON DE CASTRO FARIA, UTFPR; CELSO GARCIA AUER, CNPF; ALESSANDRO CAMARGO ÂNGELO, UFPR.
Ano de publicação: 2012
Referência: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. FERTBIO 2012.
Páginas: 3 p.
Conteúdo: Os fungos ectomicorrízicos (ECM) têm sido utilizados na produção de mudas florestais de qualidade. Neste trabalho, levantou-se a hipótese de que estes microrganismos também auxiliariam na degradação de moléculas orgânicas de pesticidas (xenobiontes) registrados no setor florestal. Este trabalho teve como objetivo avaliar a tolerância de fungo ectomicorrízico em exposição ao herbicida glifosato. O xenobionte atrasou o desenvolvimento do fungo ECM-Un01, no entanto a dose testada não foi suficiente para impedir seu desenvolvimento posterior. Existem, portanto, indícios do isolado ECM-Un01 ser tolerante ao glifosato, na dose utilizada.
Palavras-chave: Biorremediação
Defesa fitossanitária
Manejo integrado
Notas: Resumo expandido.
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012CelsoAFERTBIOEstudo.pdf477,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace