Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934518
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MONTEIRO, P. H. R.
FARIA, Á. B. de C.
AUER, C. G.
ÂNGELO, A. C.
Additional Information: PEDRO HENRIQUE RIBOLDI MONTEIRO, UFPR; ÁLVARO BOSON DE CASTRO FARIA, UTFPR; CELSO GARCIA AUER, CNPF; ALESSANDRO CAMARGO ÂNGELO, UFPR.
Title: Estudo sobre a viabilidade de remediação de pesticidas por ectomicorrizas e avaliação da sua tolerância em exposição ao glifosato.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. FERTBIO 2012.
Pages: 3 p.
Language: pt_BR
Notes: Resumo expandido.
Keywords: Biorremediação
Defesa fitossanitária
Manejo integrado
Description: Os fungos ectomicorrízicos (ECM) têm sido utilizados na produção de mudas florestais de qualidade. Neste trabalho, levantou-se a hipótese de que estes microrganismos também auxiliariam na degradação de moléculas orgânicas de pesticidas (xenobiontes) registrados no setor florestal. Este trabalho teve como objetivo avaliar a tolerância de fungo ectomicorrízico em exposição ao herbicida glifosato. O xenobionte atrasou o desenvolvimento do fungo ECM-Un01, no entanto a dose testada não foi suficiente para impedir seu desenvolvimento posterior. Existem, portanto, indícios do isolado ECM-Un01 ser tolerante ao glifosato, na dose utilizada.
Data Created: 2012-09-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012CelsoAFERTBIOEstudo.pdf477,5 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace