Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934640
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: CHUEIRE, L. M. de O.
RIBEIRO, R. A.
DELAMUTA, J. R. M.
FERREIRA, E.
NOGUEIRA, M. A.
HUNGRIA, M.
Additional Information: LIGIA MARIA DE OLIVEIRA CHUEIRE, CNPSO; RENAN AUGUSTO RIBEIRO, CNPSO; JAKELINE RENATA MARÇON DELAMUTA, UEL; EDUARA FERREIRA, CNPSO; MARCO ANTONIO NOGUEIRA, CNPSO; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO.
Title: Caracterização genética e morfofisiológica da "Coleção de culturas de microrganismos multifuncionais da Embrapa Soja".
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa: SBCS, 2012. 3 p. Trab. 1001.
Language: pt_BR
Notes: Fertbio.
Description: A degradação do meio ambiente gera uma grande preocupação com a sustentabilidade do planeta para os anos futuros. A principal maneira de reverter essa situação é através do aproveitamento da biodiversidade em prol de sistemas de baixa emissão de carbono, biorremediação, produção de medicamentos, vacinas entre outros. Dentre os vários ecossistemas, o solo apresenta importante destaque, pois apesar da alta diversidade procariótica que possui, ainda precisa ser mais explorado para que essas informações sejam utilizadas a favor do aumento de produtividade da agricultura. A criação e a manutenção de coleções de culturas são de extrema importância para o estudo nas áreas biológicas e agronômicas. Nesse sentido, o Laboratório de Biotecnologia do Solo da Embrapa Soja mantém uma coleção de culturas seguindo rigorosos padrões de qualidade. O objetivo desse trabalho foi o de caracterizar morfofisiologicamente e geneticamente as bactérias dessa coleção. As características morfofisiológicas avaliadas foram: tamanho, forma e elevação da colônia, produção e consistência do muco e alteração de pH em meio YMA, enquanto que as análises genéticas consistiram do sequenciamento parcial do gene ribossomal 16S e a determinação do perfil genético por BOX-PCR. Das 4.000 estirpes da coleção, até o presente momento 1.681 foram caracterizadas morfofisiologicamente, 314 foram caracterizadas geneticamente pelo gene ribossomal 16S enquanto 709 através do BOX-PCR. A geração e preservação de dados da coleção de culturas são de extrema importancia para estudos futuros nas diversas áreas de conhecimento.
Thesagro: Fixação de nitrogênio
Bacteriologia do solo
NAL Thesaurus: Nitrogen fixation
Nitrogen-fixing bacteria
Soil bacteria
Data Created: 2012-09-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fertbio1001.pdf256,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousGoogle BookmarksMySpace