Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934815
Title: Efeito do N-mineral sobre a fixação biológica de Nitrogênio em soja: II. Cultivares com hábito de crescimento determinado.
Authors: SATURNO, D. F.
MARKS, B.
FAGOTTI, D. S. L.
NAKATANI, A. S.
HUNGRIA, M.
NOGUEIRA, M. A.
Affiliation: DIOGO F. SATURNO, UEL - Pós-graduando; BETTINA MARKS, UEL - Pós-graduanda; DÁFILA S. L. FAGOTTI, UEL; ANDRÉ S. NAKATANI; MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO; MARCO ANTONIO NOGUEIRA, CNPSO.
Date Issued: 2012
Citation: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa: SBCS, 2012. 4 p. Trab. 2080.
Description: A tecnologia da fixação biológica de nitrogênio (FBN) é uma das grandes responsáveis pelo sucesso da cultura da soja (Glycine max L. Merrill) no Brasil. Apesar da consolidação dessa tecnologia, mudanças no cenário do cultivo da oleaginosa como genótipos mais produtivos e precoces, tem levado a especulações sobre a necessidade de adubação complementar com fertilizantes minerais nitrogenados, o que pode comprometer os benefícios já consolidados da FBN. Este trabalho avaliou os efeitos do N mineral sobre o crescimento inicial e nodulação de algumas cultivares de soja de crescimento determinado cultivadas no Estado do Paraná, recomendadas para a safra 2012/13. O experimento foi realizado em casa de vegetação na Embrapa Soja, Londrina/PR, com sete cultivares com hábito de crescimento determinado, em quatro tratamentos (Sem N mineral; N mineral na semeadura; N mineral em cobertura; N mineral na semeadura e em cobertura), com cinco repetições. As variáveis avaliadas foram: número e massa seca de nódulos, massa da parte aérea e das raízes secas. A massa de raízes aumentou com o N mineral apenas na cultivar BRS 317, enquanto que a parte aérea ora aumentou, ora diminuiu com as doses de N. O número de nódulos diminuiu no tratamento com N mineral na semeadura e em cobertura, na média das cultivares. A massa de nódulos, entretanto, foi a mais negativamente influenciada pela adição de N mineral.
Thesagro: Soja
Fixação de nitrogênio
NAL Thesaurus: Soybeans
Nitrogen fixation
Language: pt_BR
Notes: Fertbio.
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERTBIO2080.pdf2,81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace