Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934852
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Florestas - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BASTOS, M. C.
KASEKER, J. F.
REISSMANN, C. B.
PAULETTI, V.
GAIAD, S.
STURION, J. A.
Additional Information: Marília Camotti Bastos, UFPR; Jéssica Fernandes Kaseker, Universidade do Estado de Santa Catarina; Carlos Bruno Reissmann, UFPR; Volnei Pauletti, UFPR; SERGIO GAIAD, CNPF; JOSE ALFREDO STURION, CNPF.
Title: Valor nutricional total e hidrossolúvel de folhas jovens de erva mate (Ilex paraguariensis) coletadas na época de pré-safrinha.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: SBCS, 2012. FERTBIO 2012.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Notes: Resumo expandido.
Keywords: Morfotipo.
Description: Morfotipos de erva-mate apresentam diferenças na composição mineral e no teor de compostos fitoquímicos como teobromina, cafeína e taninos. O aperfeiçoamento do conhecimento da variação química das folhas relativo às características de cada procedência, progênies e da época de colheita das folhas permite gerar produtos com características de interesse para o setor industrial. O objetivo desse trabalho foi verificar as diferenças na composição química das folhas de 4 progênies de erva-mate, colhidas na época de pré-safrinha. Foram coletadas folhas jovens de plantas adultas na Fazenda Experimental Caguiri, pertencente à UFPR, município de Pinhais em novembro de 2011. Foram quantificados os teores totais e hidrossolúveis de P (fósforo), K (potássio), Ca (cálcio), Mg (magnésio), Cu (cobre), Fe (ferro), Mn (manganês), Zn (zinco) e Na(sódio). O objetivo desse trabalho foi quantificar os teores totais e hidrossolúveis de macro e micro elementos em folhas de erva-mate colhidas na época de pré-safrinha. Conclui-se as progênies apresentaram diferentes teores totais de K, Ca, Mg, Mn, Fe, Na e hidrossolúveis de Mn; para aumentar os teores de P no chá produzido com erva mate, a progênie mais indicada é a Barão de Cotegipe 69, para K e Zn a progênie Ivai 4, para Ca a Barão de Cotegipe 68, para Mg a Barão de Cotegipe 68 e 69, para Mn a Barão de Cotegipe 68 e para Fe a Cascavel 174; os nutrientes mais disponíveis para alimentação humana em uma xícara de chá são em ordem decrescente: K, Cu, P, Mg, Ca, Fe, Mn, Zn e Na sendo a contribuição desses nutrientes na ingestão diária recomendada pela ANVISA em ordem decrescente: Cu, Mn, P, Mg, Fe, Zn e Ca.
Thesagro: Chá
Nutrição Humana
Progênie.
Data Created: 2012-09-27
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012S.GaiadFERTBIOValor.pdf455,39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace