Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/934926
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Acre - Capítulo em livro científico (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Capítulo em livro científico (ALICE)
Authors: COSTA, F. de S.
AMARAL, E. F. do
MATTOS, J. C. P.
BARDALES, N. G.
OLIVEIRA, M. V. N. d'.
VALENTIM, J. F.
ARAÚJO, E. A. de
MELO, A. W. F. de
LANI, J. L.
SAMPAIO, L.
CARMO, L. F. Z. do
Additional Information: FALBERNI DE SOUZA COSTA, CPAF-AC; EUFRAN FERREIRA DO AMARAL, CPAF-AC; JÚLIO CESAR PINHO MATTOS, SEMA/ACRE; NILSON GOMES BARDALES, IMAC; MARCUS VINICIO NEVES D OLIVEIRA, CPAF-AC; JUDSON FERREIRA VALENTIM, CPAF-AC; EDSON ALVES DE ARAÚJO, SEAP/ACRE; ANTÔNIO WILLIAN FLORES DE MELO, UFAC; JOÃO LUIS LANI, UFV; LEANDRO SAMPAIO, IMC/ACRE; IFAC.
Title: Inventário das emissões antrópicas e sumidouros de gases de efeito estufa do Estado do Acre.
Publisher: In: COSTA, F. de S.; AMARAL, E. F. do; BUTZKE, A. G.; NASCIMENTO, S. da. S. (Ed.). Inventário de emissões antrópicas e sumidouros de gases de efeito estufa do Estado do Acre: ano-base 2010. Rio Branco: Embrapa Acre, 2012. cap. 2, p. 41-77.
Language: pt_BR
Keywords: Emissões antrópicas
Acre.
Description: Nas últimas décadas, a atividade antrópica tem modificado de forma cada vez mais evidente processos ambientais em escala global, como a absorção de radiação ultravioleta pela camada de ozônio (O3) e o efeito estufa natural. A este têm sido incrementadas, de forma contínua no tempo, concentrações atmosféricas de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O) e clorofluorcarbonos (CFCs). Com exceção desse último, os demais são os principais gases de efeito estufa (GEEs) antropogênico relacionados às atividades do setor primário da economia dos países em escala global. Conhecer a magnitude desses impactos, as fontes e sumidouros de GEEs, e seus processos geradores e fatores controladores são premissas científicas e tecnológicas atuais da pesquisa mundial na busca de formas adaptadas de assegurar a continuidade da produção de alimentos, fibras e biocombustíveis, enfrentar os efeitos da mudança climática em escalas locais, bem como mitigar a participação humana nessa mudança. Esse conhecimento também pode subsidiar o planejamento do desenvolvimento global, nacional e subnacional (estados e municípios). A forma atual de identificação e quantificação das emissões antrópicas de GEEs é a elaboração de inventários, podendo abranger diversas escalas espaciais e administrativas de um país. A recomendação para elaboração desses inventários foi acordada e aceita por vários países no âmbito da Convenção?Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, (United Nation Framework Convention on Climate Change - UNFCCC), doravante Convenção. O Brasil é signatário da Convenção e já está com a sua segunda comunicação nacional informada. Nesse contexto é que se apresenta o primeiro Inventário de emissões antrópicas e sumidouros de gases de efeito estufa do Estado do Acre.
Thesagro: Efeito Estufa
Inventário.
Data Created: 2012-09-27
Appears in Collections:Capítulo em livro científico (CPAF-AC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24365.pdf938,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace