Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/936916
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Trigo - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Issue Date: 2011
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: SANTOS, H. P. dos
FONTANELI, R. S.
MACHADO, J. R. de A.
AMARANTE, I. P. do
Additional Information: HENRIQUE PEREIRA DOS SANTOS, CNPT; RENATO SERENA FONTANELI, CNPT; JANE RODRIGUES DE ASSIS MACHADO, CNPMS; ITAMAR PACHECO DO AMARANTE, CNPT.
Title: Avaliação de práticas culturais no rendimento de grãos e nas características agronômicas de sorgo.
Publisher: Pesquisa Agropecuária Gaúcha, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 29-36, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Resumo publicado em REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO MILHO, 56.; REUNIÃO TÉCNICA ANUAL DO SORGO, 39., 2011, Ijui. Atas e resumos. Porto Alegre: FEPAGRO, 2011. p. 39.
Keywords: Sucessão de cultura
Crop succession
Common vetch.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito dos tipos de manejo de solo e de sistemas de rotação de culturas sobre o rendimento de grãos e as características agronômicas de sorgo, no período de 2003/04 a 2010/11, em Latossolo Vermelho Distrófico típico, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. Foram comparados quatro tipos de manejo de solo: 1) plantio direto, 2) cultivo mínimo, 3) preparo convencional de solo com arado de discos e grade de discos e 4) preparo convencional de solo com arado de aivecas e grade de discos; e três sistemas de rotação de culturas: sistema I (trigo/soja), sistema II (trigo/soja e ervilhaca/sorgo) e sistema III (trigo/soja, aveia branca/soja e ervilhaca / sorgo). O delineamento experimental foi em blocos completos ao acaso, com parcelas subdivididas, e três repetições. A parcela foi constituída pelos tipos de manejo de solo, e as subparcelas, pelos sistemas de rotação de culturas. O cultivo mínimo e o sistema plantio direto apresentaram rendimento de grãos de sorgo mais elevado. O preparo convencional com arado de aivecas enquadrou-se em posição intermediária, enquanto o preparo convencional com arado de discos mostrou o menor rendimento de grãos de sorgo. O sorgo cultivado após ervilhaca no sistema II mostrou maior rendimento de grãos do que o sorgo cultivado após ervilhaca no sistema I. Não há diferença significativa nas características agronômicas de sorgo decorrentes do tipo de manejo de solo e dos sistemas de rotação de culturas.
Thesagro: Ervilhaca
Rotação de Cultura.
NAL Thesaurus: crop rotation.
Year: 2012-10-16
ISSN: 0104-9070
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CNPT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012pesquisaagropecuariagauchav17n1p29.pdf331,35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace