Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/936933
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Arroz e Feijão - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2012
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BORIN, A. L. D. C.
FERREIRA, A. C. de B.
BRITO, G. G.
CARVALHO, M. da C. S.
Additional Information: ANA LUIZA DIAS COELHO BORIN, CNPA; ALEXANDRE CUNHA DE B FERREIRA, CNPA; GIOVANI GREIGH DE BRITO, CNPA; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF.
Title: Adubação nitrogenada de cobertura no algodoeiro cultivado em sistema plantio direto sobre palhada de Brachiaria ruziziensis e feijão guandu.
Publisher: In: REUNIÃO BRASILEIRA DE FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO DE PLANTAS, 30.; REUNIÃO BRASILEIRA SOBRE MICORRIZAS, 14.; SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO SOLO, 12.; REUNIÃO BRASILEIRA DE BIOLOGIA DO SOLO, 9.; SIMPÓSIO SOBRE SELÊNIO NO BRASIL, 1., 2012, Maceió. A responsabilidade socioambiental da pesquisa agrícola: anais. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2012.
Language: pt_BR
Notes: FERTBIO 2012.
Description: O nitrogênio tem sido o elemento mais importante para a produção do algodão na região do cerrado. De modo geral, o aproveitamento dos fertilizantes nitrogenados pelas plantas é relativamente baixo. Acredita-se que a associação entre gramíneas e leguminosas altere a dinâmica do nitrogênio, criando novas possibilidades para a recomendação das adubações de cobertura do algodoeiro. Objetivou-se avaliar os efeitos de doses crescentes de nitrogênio aplicadas em cobertura sobre o algodoeiro semeado sob palhada de Brachiaria ruziziensis associada ao feijão guandu (Cajanus cajan), em sistema plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições, em condições de campo em Santa Helena de Goiás, Goiás na safra 2010/2011. Os tratamentos foram constituídos de doses crescentes de nitrogênio em cobertura (0, 30, 60, 90, 120 e 150 kg ha-1) fornecidas pela uréia e parceladas em duas aplicações no algodoeiro. Foram mensurados: teor foliar de macronutrientes, número de capulhos por planta, stand, produtividade de algodão em caroço e produtividade de fibra. Pode-se concluir que o incremento de doses de nitrogênio em cobertura no algodoeiro semeado sobre palhada de Brachiaria ruziziensis associada à Cajanus cajan não interfere nos parâmetros de produção e nos teores foliares de macronutrientes.
Thesagro: Algodão
Gossypium hirsutum
Plantio direto
Palhada
Brachiaria ruziziensis
Guandu
Nitrogênio
Data Created: 2012-10-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPAF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
borin.pdf209,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace